Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Será que vale a pena investir em letras financeiras?

Existe uma característica que difere muito as letras financeiras de outros investimentos de renda fixa

As letras financeiras são um tipo de investimento para quem procura uma rentabilidade estável, e pode deixar o dinheiro aplicado por um bom tempo. Elas operam como os outros títulos de renda fixa, nos quais você empresta dinheiro para a instituição financeira, recebendo com juros. Entretanto, existem diferenças interessantes nesse tipo de investimento. Confira abaixo se vale a pena investir em letras financeiras.

O que são as letras financeiras?

As letras financeiras são uma modalidade de investimento de renda fixa. Ou seja, as regras de remuneração se definem no momento da aplicação do título. Assim, ao escolher essa aplicação, você tem a informação de qual o índice que é usado para o rendimento dela. 

Entretanto, existe uma característica que difere muito as letras financeiras de outros investimentos de renda fixa. Em suma, o prazo de aplicação é mais longo. O prazo de rentabilidade das letras financeiras costuma ser de, pelo menos, 2 anos. E mais: o valor inicial para aplicar nelas é de R$ 150 mil. Ou seja, você precisa fazer um bom planejamento financeiro, para não sofrer por não poder sacar o valor antes do tempo.

As letras financeiras têm características próprias, e por isso é interessante que você ficar de olho nelas. Em suma, algumas delas têm rendimento pós-fixado, atrelado ao CDI. Por outro lado, outras são atreladas ao IPCA, e dessa forma, isso ajuda a blindar o seu investimento da inflação. Por fim, também é possível encontrar rendimentos de letra financeira que são realizadas de maneira fixa. Ou seja, têm taxa de juros definida antes da aplicação. 

Será que vale a pena esse investimento?

Antes de mais nada, é importante levar em conta que as letras financeiras não tem proteção do FGC. Esse fundo garante o equilíbrio do sistema financeiro, e ajuda as empresas e os investidores. Entretanto, isso não significa que seja uma opção ruim de investimento.

Antes de investir nesse tipo de produto, é importante avaliar o histórico de crédito e a solidez da instituição financeira por trás da aplicação. Em suma, são 3 pontos muitos importantes que você deve considerar antes investir em letras financeiras. Ou seja, é preciso levar em conta o investimento, o prazo mínimo e a rentabilidade. 

Também é necessário colocar na balança que o investimento mínimo nas letras financeiras é alto. Dessa forma, nem todo mundo consegue aplicar nesse tipo de ativo. Em suma, para quem consegue, elas podem ser uma boa opção de rentabilidade estável, e acima da média de outros títulos em renda fixa. 

Além disso, o prazo de investimento não é menor que 2 anos. Ou seja, esse dinheiro vai ficar travado por todo esse tempo. O planejamento financeiro é importante para não depender desse dinheiro durante o período. Por fim, ao escolher uma letra financeira, é importante conferir a rentabilidade. Pelo prazo de vencimento ser tão longo, ele deve ser maior que os outros títulos em renda fixa com maior liquidez. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: jamesteohart / shutterstock.com