Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IPTU e IPVA: pagamento à vista ou parcelado? Veja como acertar as contas dos impostos

Saiba mais informações sobre a melhor forma de realizar o pagamento do IPTU e do IPVA neste início de ano!

Muitos brasileiros se encontram diante de dois impostos presentes no cenário tributário nacional durante os primeiros meses do ano: o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Logo, a decisão de como efetuar o pagamento desses tributos, seja à vista ou de forma parcelada, pode impactar significativamente no orçamento familiar. Saiba mais informações sobre como tomar essa decisão a seguir!

Parcelar ou pagar o IPTU e o IPVA à vista?

Imagem de mão colocando moedas, ao lado de porquinho, relógio, casa e automóvel, representando IPTU e IPVA
Imagem: Watchara Ritjan / Shutterstock.com

No estado de Pernambuco, por exemplo, o pagamento do IPVA deve iniciar a partir do mês de fevereiro, de acordo com informações da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-PE). O contribuinte que escolhe o pagamento integral, até a data de vencimento estipulada, recebe um desconto de 7% sobre o valor total do tributo.

O parcelamento, por sua vez, pode ser feito em até 10 prestações, com vencimentos determinados conforme o final da placa do veículo. Diante dessas opções, os contribuintes geralmente se questionam sobre a melhor forma de quitar o valor do IPTU e do IPVA.

O que dizem os especialistas?

Ao jornal Folha de Pernambuco, os economistas Sandro Prado e João Rogério Filho trouxeram perspectivas e análises sobre o tema. De acordo com Prado, caso haja disponibilidade financeira, o pagamento à vista do IPTU e do IPVA emerge como uma opção vantajosa.

Por sua vez, João Rogério Filho tem uma visão mais cautelosa, sugerindo que a decisão deve levar em consideração as condições específicas de cada contribuinte. Segundo ele, o risco associado à antecipação do pagamento é que a pessoa pode acabar tendo que recorrer a endividamento ao longo do ano. Isso seria significativamente mais custoso do que o desconto oferecido, por exemplo.

Veja também:

Caixa leiloa imóveis em todo o país, saiba como participar

Por fim, é preciso fazer uma análise financeira sobre a melhor forma de quitar o IPTU e o IPVA. Caso haja disponibilidade, o pagamento à vista é uma forma de se livrar dessas obrigações rapidamente. Porém, se o parcelamento for a melhor opção, é preciso ficar atento ao risco de endividamento ao longo dos meses.

Imagem: Watchara Ritjan / Shutterstock.com