Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IPVA 2024 começa a vencer nesta quinta (11); saiba como pagar

Conheça os detalhes do IPVA 2024: prazos, formas de pagamento, descontos e as implicações do não pagamento.

A partir desta quinta-feira (11), inicia-se o período de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 para veículos registrados em São Paulo. Sendo assim, o IPVA 2024 pode ser pago em até cinco parcelas.

Ainda, com a opção de um desconto de 3% para quem realizar o pagamento em cota única. Desse modo, os proprietários podem conferir os valores no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) utilizando o número do Renavam e placa do veículo.

Ademais, outra opção é consultar esses valores nos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular dos bancos cadastrados, necessitando apenas do número do Renavam. Portanto, siga a leitura para conferir mais sobre o IPVA 2024.

IPVA 2024

Primeiramente, os vencimentos das parcelas do IPVA 2024 estão associados ao final da placa de cada veículo, seguindo o seguinte cronograma:

Imagem de um cartão com a sigla IPVA sobre uma calculadora com duas moedas de 1 real.
Imagem: Imagem: rafastockbr / shutterstock.com
  • Finais 1: dia 11 de cada mês, de janeiro a maio;
  • Finais 2: dia 12;
  • Finais 3: dia 15;
  • Finais 4: dia 16;
  • Finais 5: dia 17;
  • Finais 6: dia 18;
  • Finais 7: dia 19;
  • Finais 8: dia 22;
  • Finais 9: dia 23;
  • Finais 0: dia 24.

Pagamento

O pagamento pode ser feito pela internet, débito agendado, pontos físicos de autoatendimento ou outros canais bancários. Ademais, em São Paulo, há a opção de pagamento via Pix, com QR Code fornecido por cerca de 800 empresas credenciadas. Além disso, há a possibilidade de depósito em lotéricas ou cartão de crédito em empresas autorizadas pela Secretaria da Fazenda.

Veja também:

Colocar CPF na nota fiscal vai dar R$ 24 mil em prêmios todo dia

Para veículos especiais, como caminhões e caminhões-tratores, há diferenciação nos prazos e descontos. Assim, o desconto de 3% é válido para pagamento à vista em janeiro, enquanto os parcelamentos em três, quatro ou cinco vezes sem desconto têm vencimento no dia 20, de março a setembro.

Existe ainda a opção de pagamento em cota única, sem desconto, até 19 de abril. O não pagamento implica em multas, inscrição na dívida ativa e impossibilidade de realizar o licenciamento do veículo. A regularização do pagamento pode ocorrer no site do governo estadual, com o Renavam e placa do veículo, via rede bancária.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com