Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IPVA 2024: saiba como consultar e pagar o tributo

Está precisando pagar o IPVA 2024? Então clique aqui e confira algumas informações que nós reunimos sobre o imposto!

O IPVA, ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um dos impostos mais conhecidos entre os proprietários de veículos no Brasil. Ele é cobrado anualmente e sua arrecadação é dividida entre o estado e o município onde o veículo está registrado.

Em 2024, muitos proprietários já estão se preparando para o pagamento deste imposto. Ele é de competência estadual e se trata de um imposto progressivo – quanto maior o valor do veículo, maior será o valor do IPVA cobrado.

Na prática, o cálculo do IPVA considera o valor venal do veículo – ou seja, quanto ele vale no mercado – e aplica sobre esse valor uma alíquota que varia de estado para estado. A partir disso, gera-se uma guia de pagamento que pode ter seu pagamento à vista, com desconto, ou em até três parcelas, sem desconto. Quer saber como consultar e pagar o seu? Então fique por aqui e confira.

IPVA: saiba como calcular e pagar o seu

Notas de real, calculadora e caneta.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Para calcular o IPVA, é necessário conhecer o valor venal do veículo e a alíquota aplicada no estado onde ele está registrado. A tabela de valores venais costuma ser divulgada todos os anos pela Secretaria da Fazenda de cada estado. Normalmente, a alíquota varia entre 1% e 4%.

A guia de pagamento do IPVA está disponível no site da Secretaria da Fazenda de cada estado ou no site do Detran. Muitos bancos também permitem que esse pagamento aconteça através do Internet Banking ou de seus aplicativos para celular.

Além disso, vale destacar que o pagamento poderá acontecer na modalidade à vista, com desconto. Em contrapartida, quem preferir não fazer dessa forma, pode parcelar o valor. No entanto, não há disponibilização de desconto.

O que fazer para regularizar o seu imposto

Para regularizar o IPVA com pendências, é necessário que o dono do veículo quite o montante pendente, que abrange todas as multas e juros em acúmulo. O pagamento pode acontecer em instituições parceiras, presencial ou pessoalmente, de acordo as alternativas disponibilizadas pelo estado.

Veja também:

Afinal, o que é Registrato do Banco Central e como funciona?

As guias atualizadas estão acessíveis por meio da consulta no site da Secretaria da Fazenda de cada estado ou no site do Detran. Assim, você consegue regularizar os débitos com a Fazenda e, consequentemente, andar tranquilamente com seu veículo.

Imagem: Jack Bkk / Shutterstock.com