Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IR: mais de 20 milhões de contribuintes ainda não enviaram a declaração

O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda termina neste mês de maio. Confira as principais dicas e não deixe para última hora!

Com o prazo final se aproximando rapidamente, milhões de brasileiros ainda precisam enviar suas declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para 2024. De acordo com a Receita Federal, até a última terça-feira (30 de abril), às 17h, cerca de 23,1 milhões de contribuintes ainda não haviam enviado a declaração.

Assim, até a data, apenas 19,8 milhões de contribuintes haviam enviado a declaração do Imposto de Renda. Desse total, segundo a Receita, mais de 70% vão receber restituição. Dessa forma, São Paulo foi o estado onde os contribuintes mais entregaram a declaração, com mais de 6 milhões de formulários. Já o estado com menor número é Roraima, com 48 mil.

Mudanças no IR

Além do aumento no número de declarações, o Imposto de Renda deste ano trouxe novas regras que precisam ser compreendidas. Dentre as principais mudanças, destacam-se a revisão nos tetos de isenção e atualização dos valores que delimitam a necessidade de declaração relacionados a bens e direitos.

Assim, neste ano, os contribuintes que investem em criptoativos enfrentam novas obrigações. Agora é necessário informar o código da moeda virtual e o CNPJ da corretora. Essa mudança visa maior transparência e controle sobre operações financeiras mais modernas e descentralizadas.

Imagem de um celular deitado sobre cédulas de 100 reais e 50 reais. Na tela do celular, aparece o logotipo da Receita Federal, responsável pela cobrança do Imposto de Renda
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Como realizar sua declaração corretamente?

Portanto, para evitar erros e possível malha fina, é crucial declarar corretamente os rendimentos tributáveis e isentos, assim como possíveis ganhos com criptoativos ou investimentos em bolsa. Além disso, despesas médicas e com educação continuam sendo dedutíveis, seguindo os limites estabelecidos pela Receita Federal.

Veja também:

Projeto de lei pode ampliar valor de aposentadorias em 30%; saiba mais

Dessa forma, inclua todos os rendimentos, sejam eles tributáveis, isentos ou sujeitos à tributação exclusiva. Não esqueça de informar todos os bens e direitos, como imóveis e veículos, além de possíveis dívidas e ônus reais. Ademais, tenha cuidado ao incluir dependentes; é possível incluir filhos, enteados ou até mesmo pais e avós, respeitando as condições previstas na legislação.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com