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Itaú alerta clientes para mudança que começa amanhã (1º); leia agora

Itaú avisa clientes sobre mudança importe no contrato do banco. Saiba quais foram as alterações e o que pode acontecer!

O banco Itaú avisa os clientes sobre uma importante mudança nas condições gerais de suas contas. Em um e-mail enviado pela instituição financeira aos seus consumidores, ela alerta sobre a inclusão de novos pontos no contrato, com o objetivo de evitar fraudes e a lavagem de dinheiro.

As condições gerais são as regras referentes às contas do banco. Nelas estão escritos quais são os direitos e deveres dos clientes e da instituição financeira. Assim, a partir do dia 1º de novembro, passarão a valer os novos direitos em relação à prevenção de fraudes.

Assim, o Itaú avisa aos seus clientes sobre a mudança, já que ela implica a autorização para compartilhar informações com outras empresas e com órgãos fiscalizadores. Em alguns casos, o banco poderá se negar a realizar operações e/ou cancelar contratos.

Itaú avisa clientes sobre a Prevenção de Fraudes

Uma das novidades do Itaú para seus clientes é o tópico referente à prevenção de fraudes. Nele, os consumidores do banco permitem que a instituição armazene e trate informações relativas a fraudes ou tentativas de fraudes.

Nesse caso, a autorização permite que o banco compartilhe as informações com outras empresas do grupo, empresas terceiras e órgãos de regulamentação. O objetivo é criar mecanismos para prevenir as fraudes e garantir um sistema de operações mais seguro.

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Negativa de serviço

O Itaú também alerta os clientes sobre os direitos do banco em relação a negócios e transações com pessoas e empresas que tenham alguma sanção econômica. Nesse tópico das condições gerais, o consumidor garante que não possui nenhuma sanção e que avisará a instituição caso essa situação mude.

Além disso, o Itaú lembra que a instituição deve seguir várias legislações nacionais e internacionais. Portanto, caso o banco identifique alguma operação suspeita, ele poderá tomar as seguintes decisões:

  • Comunicar aos órgãos cabíveis qualquer operação suspeita;
  • Recusa de realizar transações ou celebrar novos contratos que não estejam de acordo com a legislação;
  • Cancelar, vencer ou suspender os contratos do cliente, caso ele se torne suspeito de crime financeiro.

Imagem: Sidney de Almeida/shutterstock.com