Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Itaú inicia testes com internet da Starlink, de Elon Musk

Itaú testa Starlink, de Elon Musk, para melhorar a conectividade nas agências, garantindo atendimento de melhor qualidade. Saiba mais!

O Itaú divulgou que os testes de conectividade com a rede de internet de Elon Musk, a Starlink, começaram no Rio de Janeiro em março deste ano.

Nesse sentido, de acordo com a instituição, o objetivo é verificar como a conexão gerada por satélites de baixa órbita consegue aumentar a qualidade de internet em localidades mais distantes dos centros das grandes cidades.

A iniciativa tem parceria da SC Caprock, operação da equipe SpeedCast. Essa é provedora com acordo mundial para venda de funções corporativas da companhia de Elon Musk.

A principal vantagem da Starlink, se comparada a outras opções de conexão, é a sua independência da infraestrutura de cabeamento. Isso pois, por ser uma rede de satélites de baixa órbita, ela pode ser implementada praticamente em qualquer local. Assim, garante acesso à internet de alta qualidade mesmo em áreas distantes.

Além disso, como mencionado por Fábio Napoli, diretor de TI do Itaú Unibanco, a empresa de Musk oferece uma qualidade de conexão semelhante à fibra ótica, mas com a vantagem de ser mais fácil e rápida de ser implementada. Assim, isso pode ser uma oportunidade para o banco oferecer um atendimento de qualidade ao seu público. 

Companhia de internet de Elon Musk já disponibiliza internet global

Vale destacar que a Starlink já oferece opções de assinatura para seus clientes. O serviço de internet móvel chamado de “Starlink para Viagens” tem pacotes de acesso regional por R$ 280 mensais e acesso global por R$ 1.040 por mês.

A segunda alternativa permite que o usuário se conecte de qualquer lugar onde a conexão esteja disponível. Contudo, o cliente pode ficar tranquilo: a companhia promete uma boa qualidade de rede até mesmo em regiões mais remotas.

Qual é a situação atual da Starlink no Brasil e nos EUA?

No Brasil, a corporação promoveu recentemente uma redução significativa na mensalidade de seus serviços. Em 2022, a queda chegou a ser maior do que 50% em alguns casos. Isso foi feito sem comprometer a velocidade da internet oferecida aos usuários.

Já nos Estados Unidos, a empresa anunciou, em fevereiro de 2023, um aumento no custo mensal para assinantes em áreas de capacidade limitada, enquanto reduziu os valores em locais com capacidade excessiva. Isso demonstra a busca da Starlink por um equilíbrio em sua oferta de serviços, adaptando-se às diferentes condições de mercado em cada região.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com