Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Licenciamento de veículo em 2023 irá aumentar mais de 7% neste estado

Veja em qual estado o licenciamento de veículo em 2023 teve este aumento e confira o cronograma de pagamento divulgado.

Com o início de um novo ano, a temporada de impostos e seus reajustes também começa. No estado de São Paulo, por exemplo, o licenciamento de veículo em 2023 irá aumentar pouco mais de 7%. Quem divulgou a informação foi o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), nesta quinta-feira (29).

Para 2023, a taxa de licenciamento anual, que era de R$ 144,86, passa a ser R$ 155,23. Portanto, o reajuste alcança o índice de 7,15%. Esse ajuste, no estado, toma como base o valor da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (UFESP), dado divulgado pela Coordenação da Administração Tributária.

Cronograma para o pagamento do licenciamento de veículo em 2023 para São Paulo

O cronograma de pagamento do licenciamento de veículo em 2023, em São Paulo, se inicia somente no mês de julho. Mas, para aqueles que desejam quitar antecipadamente a taxa, a partir de janeiro já estará disponível a atualização do documento.

Confira como ficam os prazos, que seguem conforme a numeração final da placa do veículo.

Veículos automotores, reboques e semirreboques

  • Finais 1 e 2: até 31 de julho;
  • Finais 3 e 4: até 31 de agosto;
  • Finais 5 e 6: até 29 de setembro;
  • Finais 7 e 8: até 31 de outubro;
  • Final 9: até 30 de novembro;
  • Final 0: até 29 de dezembro.

Caminhões

  • Finais 1 e 2: até 29 de setembro;
  • Finais 3, 4 e 5: até 31 de outubro;
  • Finais 6, 7 e 8: até 30 de novembro;
  • Finais 9 e 0: até 29 de dezembro.

Como quitar e emitir o licenciamento

Para quitar o documento de licenciamento, é necessário informar o número do Renavam do veículo. Ele pode ser pago em caixas eletrônicos dos bancos que possuem convênio com o Detran, sendo eles: Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa.

O pagamento pode ser feito também pelos aplicativos ou internet banking dos mesmos bancos citados acima. Há opção ainda de quitar a taxa nas lotéricas.

Após quitar, o licenciamento digital fica disponível nos sites do Poupatempo, do Detran-SP e da Senatran. É possível também ter acesso ao documento no app Carteira Digital de Trânsito (disponível para Android e iOS). Se o motorista quiser realizar a impressão, é só fazer o download.

Aqueles que não quitarem o licenciamento dentro do prazo, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estarão cometendo uma infração gravíssima, com sete pontos na carteira, apreensão do veículo e multa.

Imagem: lumen-digital/shutterstock.com