Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lucros do FGTS 2024: saiba quando você vai receber!

Saiba tudo sobre o lucro do FGTS em 2024: quem tem direito, datas de pagamento e como sacar o valor que será distribuído

O lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma parcela dos rendimentos obtidos pelos investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ao longo do ano. Assim, todos os trabalhadores que possuem saldo em suas contas do FGTS têm direito a receber essa parcela, cuja distribuição ocorre anualmente aos trabalhadores.

Contudo, o lucro do FGTS em 2024 ainda não tem data definida para pagamento. No entanto, a Caixa Econômica Federal, responsável pela distribuição dos valores, costuma liberar o dinheiro entre os meses de julho e agosto. Veja mais detalhes sobre o pagamento!

Quando e como ocorre o pagamento dos lucros do FGTS

Portanto, o repasse dos lucros do FGTS ocorre até o final de agosto de cada ano. No entanto, o pagamento ocorrer antes desse prazo. Em 2023, os trabalhadores receberam os respectivos créditos no dia 30 de julho, quando um total de R$ 12,7 bilhões foi distribuído entre 132 milhões de beneficiários.

Todavia, é importante destacar que, após o crédito dos lucros na conta do FGTS, o saque só pode ocorrer seguindo as normas estabelecidas pela legislação, incluindo situações como aquisição de imóveis, situações de calamidade pública, doenças graves, entre outros.

Como consultar os valores do lucro do FGTS pelo celular?
Imagem: Renato P Castilho / Shutterstock.com

Como consultar o saldo

Por fim, para os trabalhadores que desejam verificar o saldo atualizado do FGTS, é recomendável que utilizem o aplicativo oficial do FGTS (disponível para Android e iOS). Anteriormente, essa consulta também era possível através do site da Caixa, porém, agora ela é exclusivamente pelo aplicativo.

Veja também:

Saque adicional de R$ 1 Mil do Bolsa Família; veja se pode receber

Entretanto, caso haja dificuldade na consulta online, o trabalhador pode se dirigir a uma agência da Caixa para realizar a consulta diretamente no balcão de atendimento. Além disso, é possível receber os extratos em papel a cada dois meses pelo correio, desde que haja atualização do endereço junto ao banco público.

Imagem: Antonio Salaverry/shutterstock.com