Lula anuncia até 100% de desconto em juros de dívida e anima brasileiros
Lula sanciona lei que oferece 100% de desconto em juros de dívida; descubra as condições para obter a redução.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou um projeto de lei que promete alívio para milhares de brasileiros endividados com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Isso porque a medida prevê descontos que podem chegar a 100% em juros e multas para aqueles com dívidas do Fies.
Em março, a dívida relacionada ao Fies somava R$ 11,3 bilhões. Além disso, a lei beneficia, principalmente, estudantes com contratos do Fies celebrados até o final de 2017 e que têm dívidas com vencimento até 30 de junho deste ano. A seguir, vamos revelar as condições para obter até 100% de desconto em juros de dívida do Fies. Acompanhe!
Entenda as condições para obter até 100% de desconto em juros de dívida do Fies

Para quem tem dívidas em atraso de até 90 dias, os benefícios são particularmente vantajosos. Nesse sentido, eles podem obter até 100% de desconto nos juros. Além disso, recebem um desconto adicional de até 12% no valor principal da dívida, caso optem pelo pagamento à vista.
Se preferirem parcelar, será possível quitar a dívida em até 150 parcelas, com a vantagem de um desconto de 100% nos juros, embora sem a redução do valor principal. Outra boa notícia é que estudantes inscritos no CadÚnico (Cadastro Único) ou que tenham recebido o Auxílio Emergencial até 2021 poderão desfrutar de descontos exclusivos.
Nesse caso, o desconto é de até 99% em dívidas vencidas e não pagas por mais de 360 dias, se optarem pelo pagamento à vista. Mesmo aqueles que não se enquadram nesse critério ainda podem obter descontos substanciais. Nesse caso, podem chegar a 77% do valor total da dívida para débitos vencidos em até 360 dias e pagamento integral.
O que mais diz o PL sancionado por Lula?
A lei que engloba o desconto em juros de dívida também inclui outras diretrizes, como um pacto para a retomada de obras em áreas essenciais, como saúde e educação. Já a inclusão do aspecto relacionado à educação foi uma solicitação do governo federal, feita durante o processo de aprovação da proposta no Congresso Nacional.
Veja também:
Governo convoca grupo de brasileiros para tomar vacina contra Covid-19 uma vez por ano; saiba mais
Por fim, segundo informações do governo, estão programadas a retomada de 5.662 projetos na área educacional e mais 5.489 na área da saúde. Essas obras têm um prazo de 24 meses para serem concluídas, com a possibilidade de prorrogação por um período equivalente.
Imagem: Isaac Fontana / Shutterstock.com