Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula faz importante declaração sobre venda de empresas públicas 

Em viagem ao exterior, Lula fala sobre a privatização de empresas e cita caso da Eletrobras para a economia brasileira. Confira!

Em evento em Portugal, o presidente Lula falou sobre a venda de empresas públicas brasileiras e alegou que o processo não mais será adotado pelo país. A declaração é uma crítica às privatizações defendidas e realizadas durante o governo anterior. A Eletrobras, maior empresa de energia elétrica, foi privatizada. 

O chefe de Estado ainda disse que as desestatizações ocorridas no passado não geraram bons resultados. Isso porque as companhias foram vendidas para quitar os juros das dívidas públicas. Para piorar, o movimento não fez com que a qualidade do serviço melhorasse. 

Em sua declaração, Lula voltou a criticar a atual taxa de juros. Hoje, a Selic está estacionada em 13,75% há oito meses. Para ele, isso é um grande problema que impede o crescimento da economia brasileira. 

Privatização de empresas 

Privatização de empresas é o processo pelo qual o controle acionário e/ou propriedade de uma empresa é transferido do setor público, geralmente, do governo, para o setor privado. Isso pode envolver a venda de ações ou ativos da companhia em questão para o controle de uma empresa ou investidor privado.

Vale ressaltar que tal processo pode ser controverso em alguns casos, especialmente se a empresa em questão for vista como um ativo estratégico ou tiver grande importância para a economia ou a sociedade. 

Eletrobras 

Eletrobras é a sigla para Centrais Elétricas Brasileiras S.A., uma empresa de energia elétrica, que já foi controlada pelo Governo Federal. Foi fundada em 1962 e é a maior companhia do setor elétrico da América Latina e uma das maiores do mundo. É responsável por gerar, transmitir e distribuir energia elétrica em grande parte do território brasileiro.  

A privatização foi debatida no Brasil há vários anos, como parte de uma política dos governos anteriores para reduzir a participação do Estado na economia e melhorar a eficiência do setor elétrico.

Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil