Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula joga culpa da taxa de juros do Plano Safra no Banco Central

Entenda as críticas e o porquê de Lula defender a culpa do Banco Central nos juros do Plano Safra. Saiba mais!

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alegou na noite da última terça-feira, 27 de junho de 2023, que os juros do Plano Safra são culpa do Banco Central do Brasil (Bacen) e de sua política em relação à Selic.

Conforme o estadista, que não citou diretamente Roberto Campos Neto, presidente do Bacen, o objetivo do governo era fazer com que o programa tivesse taxas menores. Todavia, com o contexto de alta da taxa básica da economia, não foi possível realizar tal política.

Vale destacar que o Executivo apresentou os juros do Plano Safra e outros detalhes do programa durante a live “Conversa com o Presidente”. A tendência é que a gestão lance o projeto oficialmente nesta quarta-feira, 28 de junho de 2023.

Polêmica sobre os juros do Plano Safra

Inicialmente, segundo apresentado pelo governo, o Plano Safra possui mais de R$346 mil para serem distribuídos aos inscritos no programa. Houve, no entanto, a segmentação dos juros do Plano Safra em três formas:

  • 8% – para os produtores que participam do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp);
  • 12% – para os demais inscritos;
  • Variação anual dos juros é de 7% a 12,5%.

Nesse contexto, o Presidente da República teceu críticas ao Banco Central sobre a posição acerca da Selic. Além disso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Favaro (PSD), corroborou com Lula sobre o tema dos juros do Plano Safra.

“A política econômica tem mostrado uma forte tendência de queda da inflação. Não faz sentido manter uma taxa de juros de 13,75% ao ano”, comentou o ministro.

O que é o programa social?

Em suma, o Plano Safra é um programa do governo voltado para atender o setor agrário. Porém, para este ano, a política vai dar uma atenção maior à agricultura familiar, possibilitando um investimento de R$75 bilhões para o segmento.

Portanto, a posição de Lula sobre os juros do Plano Safra não é à toa. Afinal, o objetivo do governo era prover linhas de crédito abaixo da anunciada. Entretanto, a Selic elevada é um fator que interfere para que esse tipo de manobra seja realizada.

Imagem: Isaac Fontana / shutterstock.com