Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Luto na política: morre vice-presidente nacional do PDT

Uma líder política do PDT e defensora dos direitos das mulheres faleceu ontem (7). Descubra seu legado e as homenagens prestadas. Leia mais!

O cenário político brasileiro se encontra em luto com o falecimento de Miguelina Paiva Vecchio, de 60 anos, vice-presidente nacional e estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Miguelina lutava contra um câncer de mama há mais de um ano e veio a falecer na última sexta-feira, dia 7, após uma semana hospitalizada.

Os atos fúnebres em memória de Miguelina serão realizados na capela seis do Angelus Memorial e Crematório, em Porto Alegre, das 10h às 15h deste sábado, dia 8. Amigos, familiares e membros do partido poderão prestar suas últimas homenagens a essa destacada líder política e defensora dos direitos das mulheres.

Em publicação, PDT presta homenagem à Miguelina Vecchio.
Em publicação, PDT presta homenagem à Miguelina Vecchio. (Reprodução / Instagram @pdtrs12)

Líder feminista e defensora do trabalhismo no PDT

Miguelina Vecchio, nascida em 19 de janeiro de 1963, no Rio Grande do Sul, foi uma notável líder feminista e defensora do Trabalhismo. Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), ocupou os importantes cargos de vice-presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e presidente nacional da Ação das Mulheres Trabalhistas (AMT).

Ao longo da última década, Miguelina alcançou destaque internacional como vice-presidente da Internacional Socialista de Mulheres em duas ocasiões. Dessa forma, consolidou sua influência na luta pelos direitos das mulheres em âmbito global.

Além disso, sua conexão com o movimento trabalhista remonta à sua própria família, sendo filha de José Vecchio, um dos fundadores do PTB.

Homenagens prestadas à Miguelina Vecchio

Diversos quadros e militantes do PDT, comovidos com a partida de Miguelina, expressaram suas homenagens através de postagens nas redes sociais.

Conforme nota assinada por Ciro Simoni, presidente estadual do partido, e publicada nas redes sociais, o partido manifestou profunda consternação. Além disso, expressou o desejo de que seu legado sirva de inspiração para a continuidade da luta por um mundo melhor, assim como ela o fez ao longo de sua vida dedicada às causas das mulheres.

Juliana Brizola, neta do ex-governador Leonel Brizola e companheira de partido, também prestou homenagem à falecida. Ela afirmou que todos aqueles que tiveram a honra de conviver com Miguelina lembrarão da sua história, além de desfrutarem de sua inteligência e perspicácia.

Imagem: New Africa / Shutterstock.com