Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Magazine Luiza é alvo de processo após erro em balanço

Magazine Luiza informa erro contábil e, agora, é foco principal em processo administrativo. Clique e entenda o que aconteceu.

Depois de divulgar seus números do terceiro trimestre, a Magazine Luiza virou alvo de um processo administrativo por conta da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Esse processo acontece após ressalvas na auditoria por conta de erro contábil de R$ 829,5 milhões.

O parecer, que ficou por conta de Alexandre Rubio, da EY, declarou que seriam necessárias novas análises e outros procedimentos para entender sobre o erro dos valores. Nesse sentido, o processo aconteceu após esse veredito, ou seja, na última terça-feira (14). Confira os detalhes!

Entenda o processo que Magazine Luiza sofre

Fachada do Magazine Luiza
Imagem: Alison Nunes Calazans/ Shutterstock.com

A Superintendência de Relações com Empresas iniciou essa investigação após as ressalvas dos auditores independentes. Por conta disso, o processo seguirá para uma investigação interna do Magazine Luiza, a fim de tentar entender e identificar o que aconteceu com o balanço trimestral.

Além disso, toda a movimentação aconteceu porque, dias antes de divulgar o seu relatório, a própria empresa compartilhou que havia encontrado um erro contábil que reduzia em milhões o seu patrimônio. De acordo com a própria empresa, o problema estava nas bonificações que ocorriam para os fornecedores.

Veja também:

Bolsa Família será transferido amanhã (17); seu nome ainda está na lista de pagamentos?

Isso muda consideravelmente os balanços registrados para o ano de 2022. Ademais, foi divulgado inúmeras modificações no patrimônio líquido e, também, nos fluxos de caixa até setembro do ano anterior. Por conta disso, haverá longa e extensiva investigação e análise dos procedimentos.

Processo pode se desdobrar em algo mais grave

O processo da Superintendência contra a Magazine Luiza trata-se somente de cunho administrativo. No entanto, dependendo dos resultados que alcançarem após o final da análise e investigação, pode ser que a empresa sofra com um processo sancionador. Ou seja, ela poderá sofrer sanções por conta desse erro contábil.

Por fim, vale lembrar que esse erro foi encontrado após uma denúncia anônima, que resultou em uma apuração feita pelo Comitê de Auditoria, Riscos e Compliance da empresa. Nesse contexto, a denúncia aconteceu em março e levantou maiores suspeitas sobre as práticas da empresa.

Imagem: Alison Nunes Calazans/ Shutterstock.com