Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Em 2020, o maior crime financeiro foi o de roubo em contas digitais

Entre as práticas criminosas na internet, falsos funcionários bancários praticam phishing.

Você já teve seus dados online acessados indevidamente por outra pessoa? Pois saiba que milhões de pessoas no mundo todo já. Relatórios e pesquisas afirmam: o roubo de contas bancárias pela internet foi o maior crime financeiro que ocorreu em 2020.

Entre as práticas relacionadas ao acesso à informações de usuários de bancos, o envio de mensagens falsas é a mais comum. 

É provável que você também goste:

Hacker invade rede do Ministério da Saúde e avisa que site “está um lixo”

Hacker afirma que dados vazados de 223 milhões vieram da Serasa

Hackers vazam dados de clientes de fintech de empréstimo pessoal online

Criminosos praticam phishing

Entre os crimes que acontecem na internet, o roubo de contas bancárias digitais foi o que mais deu sucesso a golpistas. Mas o roubo de informações pessoais e secretas, como senhas de cartão de crédito, não é feito por um simples hacker. Através de um telefonema, o criminoso se apresenta como sendo um profissional da área de segurança virtual e que trabalha no banco. Dessa forma, com uma conversa convincente, ele relata uma situação em que o cliente pode passar.

Em algum momento, ele pedirá um dado financeiro, o CPF e até mesmo enviará um link no celular para confirmar a identidade. São muitos meios que o criminoso utiliza para poder tirar um número ou senha da vítima.

Trata-se de crime financeiro praticado, na maioria das vezes, através do phishing – tática de envio de mensagens falsas para fisgar alguém que tenha dados confidenciais registrados na rede.

De acordo com a Kaspersky Lab, empresa russa de segurança para internet, os golpes de phishing aumentaram no ano passado, comparado com o ano anterior. Conforme a Kaspersky Lab, houve um salto de 20% nesse tipo de caso, totalizando 54% dos crimes financeiros na internet.

Como proteger sua conta digital desse tipo de crime financeiro

Se proteger de tentativas criminosas na internet envolve o cuidado redobrado quando for realizar uma atividade de compra, transação bancária ou até mesmo acessar o e-mail. 

Atente aos principais cuidados para proteger sua conta digital:

  • Quando precisar verificar informações bancárias que exigem dados, acesse somente portais, sites ou links oficiais do banco, indo direto no endereço virtual.
  • Não clique em mensagens do seu correio em que citam o nome do seu banco com aviso de transferências ou qualquer transação, pois os bancos jamais utilizam esse meio para contatar seus clientes.
  • Ao fazer compras, esteja certo de que o site é de confiança e que possui uma verificação legal. Isto dará segurança antes de prosseguir com o pagamento.
  • Veja se o domínio do site é legítimo, o que garante a veracidade do comércio ali praticado.
  • Fuja do que pareça ser uma tática de phishing. É recomendado utilizar softwares que agem como identificadores de mensagens capciosas, evitando que golpistas tirem informações de contas digitais.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital o YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

imagem: Alexander Geiger / shutterstock.com