Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Maior parte das dívidas dos negativados é com bancos

Quando visto por setor, os Bancos concentram a maior parte das dívidas, com 63,92% do total. Confira outros dados da pesquisa!

Em novembro, a inadimplência no Brasil teve uma pequena alta, chegando a 66,57 milhões de brasileiros. É o que indica a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Dessa forma, quatro em cada dez brasileiros adultos (40,65%) estavam negativados em novembro de 2023.

Assim, a maioria dos devedores está na faixa etária de 30 a 39 anos (23,75%). Além disso, as mulheres (51,13%) devem mais que os homens (48,87%). Então, no mês passado, cada consumidor inadimplente deve, em média, R$ 4.374,45, no total das dívidas. Veja mais dados da pesquisa!

Dívidas dos negativados por setor

Quando visto por setor, os Bancos concentram a maior parte das dívidas, com 63,92% do total. Em seguida, aparece Comércio (11,33%), o setor de Água e Luz (11,28%) e Outros (7,15%). Além disso, a pesquisa também apresenta a evolução do número de dívidas por setor credor em novembro, sendo:

  • Bancos (+12,01%);
  • Água e Luz (+11,78%);
  • Comunicação (-12,89%);
  • Comércio (-1,38%).

Dessa forma, o número de dívidas com os Bancos apresentou um crescimento considerável em novembro, assim como o setor de Água e Luz. Em contrapartida, os segmentos de Comunicação e Comércio apresentaram queda no número de dívidas.

Mulher preocupada levando mão a cabeça enquanto observa dívidas na mesa
Imagem: Chaay_Tee/ Shutterstock.com

Alta na inadimplência entre os brasileiros

Enfim, o número de consumidores com contas atrasadas, isto é, inadimplentes, apresentou uma alta de 3,55% em comparação a novembro de 2022. De acordo com José César da Costa, presidente da CNDL, o aumento da inadimplência se deve aos juros altos.

Veja também:

Mulheres são a maioria dos inadimplentes no Brasil

No entanto, para Costa, em breve, o número de inadimplentes deve começar a cair, já que recentemente os trabalhadores receberam o 13º salário e também graças a prorrogação do programa Desenrola Brasil, que agora vai até o começo de 2024 e deve ajudar os brasileiros a colocar em ordem suas finanças.

Imagem: Chaay_Tee/ Shutterstock.com