Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 33 milhões de pessoas passaram a realizar transferências eletrônicas com o lançamento do Pix, diz BC

O Pix foi lançado pelo Banco Central em 2020 e se populariza cada vez mais entre os brasileiros. Veja os números!

O Pix, lançado em 2020 pelo Banco Central (BC), é um dos meios de pagamentos mais populares entre os brasileiros. Com pouco menos de três anos de existência, a ferramenta de transferência instantânea ampliou o uso das plataformas digitais e permitiu a inclusão de milhões de pessoas nesse sentido. 

De acordo com dados mais recentes divulgados pela autoridade monetária, o serviço fez com que mais de 33 milhões de brasileiros passassem a realizar transferências eletrônicas. Antes do recurso, os únicos meios digitais possíveis eram o TED e o DOC, mas há a cobrança de taxas por cada transação.

A ferramenta faz parte da agenda tecnológica do Banco Central. Os principais objetivos com a disponibilização do Pix e de outros recursos são a maior inclusão e o menor custo de operações financeiras entre os consumidores.

Dados sobre o Pix 

Com base na apresentação do BC que acaba de ser divulgada, o Pix conta com 637,7 milhões de chaves registradas. Vale lembrar que o recurso permite o cadastro de diversas chaves para um mesmo usuário. 

Veja também:

Confira como ganhar limite maior no cartão do Nubank em setembro

Ainda assim, os números cadastrados chamam a atenção. Neste momento, são 139,4 milhões de Pessoas Físicas e 12,5 milhões de Empresas que utilizam o serviço para movimentações financeiras. 

Lançado no final de 2020, em dois anos, mais de 45 milhões de pessoas passaram a realizar transferências. Sem custos e de forma instantânea, o Pix tem atraído cada vez mais adeptos. 

Logotipo Pix do Banco Central em celular na mão de homem
Imagem: Siker Stock / shutterstock.com

Agenda evolutiva para o serviço de transferência 

Conforme o Banco Central, seu desenvolvedor, a ferramenta ainda tem uma longa jornada pela frente. Confira os próximos passos:

  • Aprimoramento no Pix Cobrança;
  • Desenvolvimento do Pix Automático;
  • Pix com Iniciador de Transações de Pagamento (ITP) no Open Finance;
  • Buy Now Pay Later (Compre agora, pague depois);
  • Pix Internacional. 

Hoje, o recurso do BC conta com duas modalidades: Pix Saque e Pix Troco que permitem o acesso ao dinheiro em espécie em momentos necessários. Neste momento, é esperado o lançamento da modalidade Crédito.

Imagem: Siker Stock / shutterstock.com