Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 50% dos endividados não conseguem acesso ao Desenrola; entenda o motivo

O ministro Fernando Haddad revelou que mais de 50% das pessoas não conseguem negociar as dívidas no Desenrola. Entenda o que acontece!

O esperado Desenrola Brasil, do Ministério da Fazenda, ministrado por Fernando Haddad (PT), foi lançado nesta semana. Para participar é necessário primeiramente, ter cadastro no gov.br. No entanto, 57% das pessoas que renegociar suas dívidas através da iniciativa não têm o nível de segurança exigido.

A plataforma gov.br possui os níveis bronze, prata e ouro. Portanto, quanto maior o nível da conta, maior é a segurança do sistema. O ministro destaca que 44% das contas são do nível bronze, enquanto 13% nem chegam a ter um nível de certificação.

Assim, no total, 57% das contas estão restritas ao uso do Desenrola. Mas afinal, como é possível resolver essa questão e negociar as dívidas?

Como é possível aumentar o nível para acessar o Desenrola?

Para conseguir negociar as dívidas no Desenrola é preciso ter os níveis prata ou ouro. Consequentemente, surgem as dúvidas sobre como alcançar tais certificações do Governo Federal. Para isso, basta seguir estas etapas abaixo:

  • Entre no site ou aplicativo (Android, iOS) e selecione a opção “Entrar com gov.br”;
  • Insira o CPF e a senha de acesso;
  • Localize seu nome na área em destaque em azul e clique em “Aumentar nível”;
  • Em seguida, permita o acesso à câmera e envie a imagem de acordo com as instruções fornecidas pela plataforma clicando em “Reconhecimento facial”;
  • A operação será concluída ao receber a mensagem “Reconhecimento facial realizado com sucesso”.
Imagem de uma rua vista de cima desfocada. Sobre a imagem está a logo do Desenrola Brasil
Imagem: Varavin88 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Antes de mais nada, é necessário saber que a única maneira de participar do Desenrola é através do gov.br. Qualquer proposta em outros sites trata-se de golpe. Nesse sentido, após ter conseguido o nível prata ou ouro na plataforma, existem alguns próximos passos.

Passo a passo para ver as propostas do Desenrola

Ao entrar no site do Desenrola, é possível escolher entre assistir um tutorial ou acessar diretamente a plataforma. Clicando em “Acesse a Plataforma de Renegociação clicando aqui”, haverá o redirecionamento para outra página.

Veja também:

Consulte a lista de beneficiários que irão receber os atrasados do Bolsa Família

Nela, basta clicar em “Entrar” no canto direito superior e inserir o CPF e a senha de acesso ao gov.br. Em seguida, clique em “Continuar” e escolha entre atualizar ou confirmar os dados. 

Feito isso, dá para ver as propostas de negociações e escolher entre pagar à vista ou parcelado em até 60 vezes, com juros máximo de 1,99% ao mês. Por fim, caso a escolha seja o parcelamento, saiba que o serviço é feito de segunda à sexta em horário comercial.

Imagem: Varavin88 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital