Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 60% dos clientes do Mercado Pago tiveram acesso pela primeira vez a cartão por meio da fintech

Confira os dados fornecidos pela parceria entre a consultoria Americas Market Intelligence e Mercado Pago, o Monitor de Inclusão Financeira.

Cada vez mais os bancos digitais e fintechs vêm contribuindo com a inclusão financeira na sociedade brasileira. O Mercado Pago é uma dessas empresas, sendo responsável por fornecer o primeiro cartão de crédito a 61% dos consumidores brasileiros, enquanto 52% dizem ter recebido a primeira oferta de crédito pelo Mercado Pago.

Esses dados são derivados do Monitor de Inclusão Financeira, realizado pela consultoria Americas Market Intelligence, em parceria com o Mercado Pago.

Conforme o consultor de pagamento da consultoria, Fabio Rocco, a intenção da medida é auxiliar na confirmação da nova tendência que insere fintechs e bancos digitais como atores importantes na inclusão financeira dos brasileiros.

Conforme a pesquisa, mais de 90% dos clientes confiam e se sentem seguros utilizando o banco digital. Ademais, dentre os usuários, 59% alegam se sentirem “muito seguros”, e 33% apenas “seguros”. Já entre os vendedores do Mercado Livre, 59% alegam “muito seguros”, enquanto 32% “seguros”.

Ainda, segundo dados do Banco Mundial, 84% da população do país já está bancarizada, e 70% tem um cartão, seja de débito ou crédito.

Acesso ao crédito pelo Mercado Pago

Continuando, de acordo com o estudo realizado, o acesso ao crédito aumentou muito após a pandemia. Sendo que a cada dez empréstimos concedidos, oito tem prazo menor que quatro meses, caracterizando o que é conhecido como “microcrédito”.

Ainda conforme informado na pesquisa, a média de empréstimos por usuários, no segundo trimestre de 2022, era de 3,7. Em território brasileiro, 91% dos empréstimos na modalidade de microcrédito foram realizados para utilização pessoal e comercial, enquanto 80% foram feitos somente para uso pessoal.

Para comparação, na Argentina, 71% eram somente para uso pessoal, enquanto 88% eram para uso pessoal e comercial. Já no México, 67% foram utilizados exclusivamente para cunho pessoal, e 81% para ambos os usos.

Controle de finanças

A pesquisa também abordou a questão do planejamento financeiro, sendo que 90% dos usuários brasileiros concordam com a alegação de que o Mercado Pago auxilia no controle de finanças. Enquanto entre os vendedores o número é um pouco menor, de 88%.

Além disso, 77% dos consumidores brasileiros concordam, pelo menos parcialmente, ou até totalmente, com a seguinte frase: “O Mercado Pago me ajudou a resolver um problema financeiro” (por exemplo problemas de saúde, moradia ou perda de rendimento por desemprego). Enquanto entre os vendedores, 76% concordam.

Ainda foi questionado pelo Mercado Pago sobre a ajuda fornecida para ganhar mais ou economizar. A resposta para essa questão, entre os vendedores, é de 83% de concordância parcial ou total; e entre os consumidores, 81%.

Opção para investimentos

O estudo também abordou a área de investimentos, observando que o número de consumidores que utilizam essa função aumentou. No segundo trimestre desse ano, 22,4 milhões de usuários tinham valores rendendo na conta. Sendo que, no primeiro trimestre de 2020, esse número era de 7,3 milhões. Assim, verificou-se um aumento de 306%.

Outro fator que aumentou foi o de contratação de seguros, que teve início em 2021, atingindo 681 mil apólices feitas no segundo trimestre de 2022, totalizando 630 mil consumidores do serviço.

Impulsionamento no uso da conta

Segundo o levantamento realizado, a utilização da conta do Mercado Pago aumentou muito depois da pandemia. O número de pessoas que colocam dinheiro na conta, registro de novas contas e acesso ao crédito também foi impulsionado.

Quando comparado com o ano de 2020, houve um aumento de 169% das contas ativas. Enquanto na Argentina, o aumento foi de 249%; e no México, 324%.

Como foi elaborada a pesquisa?

Para ser feita a pesquisa, 44,8 mil usuários do Mercado Pago passaram por entrevistas. Dentre eles, 15,4 mil são vendedores e 29,3 mil são consumidores.

As respostas não vieram apenas do Brasil, sendo que os entrevistados estavam divididos entre Brasil, Argentina e México, países em que o Mercado Pago atua. Por fim, a fintech já conta com mais de 38 milhões de usuários.

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com