Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 65% dos brasileiros pouparam dinheiro nos últimos meses; veja as formas

Guardar dinheiro faz parte da vida de muitos brasileiros, conforme aponta uma nova pesquisa do Banco Central. Saiba mais!

Guardar dinheiro nem sempre é uma tarefa simples. Com os itens básicos a preços elevados, muitos brasileiros se endividam ou comprometem toda a renda para arcar com as despesas mensais. Apesar disso, uma nova pesquisa realizada pelo Banco Central e pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) revela um resultado positivo.

De acordo com o estudo, 67,6% dos entrevistados pouparam dinheiro nos últimos 12 meses, utilizando diferentes formas para isso. Além disso, o hábito é mais comum entre as pessoas com idade entre 25 e 34 anos, atingindo 75,9%.

Diante desse cenário, é possível entender que mais de dois terços dos entrevistados guardaram dinheiro nos últimos meses, o que é bastante positivo. Isso porque ter uma reserva de emergência é essencial para manter todas as contas em dia.

Quais são as formas de guardar dinheiro?

Conforme indica o levantamento, as principais formas usadas pelos brasileiros para poupar dinheiro nos últimos meses foram:

  • Caderneta de poupança/conta corrente: 43%;
  • Em casa ou na carteira: 39,9%;
  • Guardou ou investiu de outra forma: 15,8%;
  • Entregou para outra pessoa economizar: 8,6%;
  • Investiu em ações: 7,2%;
  • Aplicou em Tesouro Direto ou em CDBs: 7,1%.

Sendo assim, as opções menos utilizadas pelos entrevistados para guardar dinheiro foram a compra de criptomoedas (4,1%) e a aplicação em produtos de previdência privada ou aposentadoria privada (3,2%).

Veja também:

Mais de 60% dos brasileiros contam com pelo menos um serviço de crédito

Notas de dinheiro e moedas de Real.
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Uso da poupança 

Com o resultado acima indicado, é possível verificar que a poupança ainda é o método mais utilizado para poupar dinheiro. Nesse sentido, a pesquisa faz um recorte sociodemográfico para entender entre quais grupos esse tipo de prática ganha destaque. Confira:

  • 48,3% são do sexo masculino;
  • 60,4% têm renda acima de cinco salários mínimos;
  • 52,4% têm idade de 16 a 24 anos;
  • 47,8% residem na região Sudeste.

Por fim, vale destacar que, ao serem questionados sobre se conseguiriam cobrir uma despesa inesperada correspondente à renda mensal sem fazer empréstimos ou pedir ajuda para amigos, apenas 32,7% dos respondentes afirmaram que sim.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com