Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais uma empresa anuncia demissão em massa: seis mil trabalhadores serão dispensados

A grande empresa anunciou a demissão dos trabalhadores depois dos resultados que demonstram um prejuízo bilionário. Veja!

Mais uma empresa entrou para a lista das demissões em massa: a Philips acaba de anunciar o desligamento de cerca de seis mil postos de trabalho em todo o mundo. Em 2022, a companhia dispensou quatro mil trabalhadores. 

Nos últimos meses do ano passado, a instituição perdeu milhões devido à crise relacionada ao recall dos respiradores da marca para o tratamento de apneia do sono, o que resultou em um processo judicial nos Estados Unidos. 

O anúncio mais recente foi também influenciado por essa crise dos aparelhos da companhia. No comunicado, o CEO Roy Jakobs alegou que as medidas estão sendo tomadas para melhorar a eficácia e aumentar o rendimento com urgência. 

Crise com os respiradores da Philips contribuiu com a onda de demissões

Em 2021, a Philips declarou um recall de todos os aparelhos usados para o tratamento de apneia, uma vez que os pacientes poderiam correr riscos de inalar substância tóxicas ou cancerígenas da espuma absorvente de som presente nos respiradores da marca.

Diante desse cenário, a companhia perdeu cerca de 70% de seus rendimentos e agora busca reverter a situação. 

Ainda de acordo com o CEO, a estratégia agora é alcançar um crescimento orgânico para que a empresa possa crescer progressivamente em um caminho que possibilite o impacto sustentável. 

Demissões dos funcionários 

De acordo com o documento divulgado, cerca de 3 mil pessoas serão demitidas nesse momento, enquanto a outra metade será dispensada de forma gradual até 2025. Com a última demissão em massa em outubro do ano passado e a mais recente, o corte corresponde a 13% da força total de trabalho da empresa.

Balanço financeiro da Philips

Com base nos resultados referentes ao 4º trimestre de 2022, a Philips registrou um prejuízo líquido de cerca de R$ 581,6 milhões, na cotação atual. O resultado anual é ainda pior: perda de R$ 8,7 bilhões em 2022. 

Imagem: Lee Charlie / shutterstock.com