Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mesmo com Desenrola, inadimplência continua alta

Embora o governo tenha lançado o Desenrola Brasil, de acordo com a Fecomercio, a inadimplência continua em alta. Confira!

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) de setembro, as taxas de famílias com contas em atraso na capital paulista permanece estável, com 994 mil lares em situação de inadimplência.

Além disso, atualmente, 68,7% das famílias paulistanas se encontram endividadas, com o cartão de crédito sendo o principal motivo dessa situação. Dessa forma, é possível constatar que o programa de renegociação de dívidas do governo federal não tem surtido o efeito esperado na cidade de São Paulo.

Endividamento e inadimplência do consumidor

Portanto, confira a comparação do endividamento e inadimplência do consumidor paulistano entre setembro e agosto de 2023 e também em comparação a setembro de 2022:

PeríodoEndividadasInadimplentesSem condição de pagar
Setembro de 202368,7%24,6%10,9%
Agosto de 202368,9%24,7%10,4%
Setembro de 202276,9%24,8%8,4%
Fonte: FecomercioSP

Diante disso, muitas famílias continuam contratando crédito ou financiamento no sistema financeiro. Assim, em setembro, o número de famílias que contrataram um empréstimo foi de 12,8%, enquanto em agosto do mesmo ano foi de 12%. Nesse sentido, atualmente, a contratação de crédito está no porcentual mais alto desde 2020.

Mulher preocupada sentada no sofá com as mãos no rosto em frente à um notebook sobre uma mesa de centro.
Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Desenrola Brasil

Criado pelo governo federal neste ano, o Programa de Renegociação de Crédito Inadimplidos, o Desenrola Brasil, tem como objetivo proporcionar que os devedores que possuem dívidas negativadas recuperem as condições de crédito. 

Veja também:

Péssima notícia para donos de cartões deste banco; confira

Dessa forma, nesta fase do programa, os devedores com renda bruta mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.640,00) ou que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem renegociar suas dívidas com desconto. Desde que tenham sido negativadas entre 2019 e 2022, que tenham o valor inferior a R$ 20 mil.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com