Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Milhares de aposentados possuem direito ao adicional de 25% na aposentadoria e nem sabem

Muitos aposentados desconhecem que têm direito a receber esse benefício. Entenda como funciona e como solicitar os valores!

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece um adicional de 25% na aposentadoria por incapacidade permanente, também conhecida como aposentadoria por invalidez. 

Infelizmente, muitos aposentados não têm conhecimento desse benefício e deixam de receber essa ajuda financeira. Neste artigo você irá compreender melhor quem tem direito a esse adicional de 25% na aposentadoria e como solicitá-lo ao INSS. 

Quem tem direito ao adicional de 25% na aposentadoria?

De acordo com a Lei nº 8.213/1991, o adicional de 25% na aposentadoria é concedido aos aposentados por invalidez que comprovem a necessidade de ajuda de terceiros para realizar atividades diárias básicas, como se vestir, se alimentar e se locomover.

Se esse é seu caso, é possível entrar em com pedido junto ao INSS para ter acesso ao benefício. A seguir vamos apresentar como a solicitação deve ser feita.  

Como solicitar o adicional?

O próprio aposentado por invalidez deve solicitar o adicional de 25% através do site do INSS. Para comprovar a necessidade do acréscimo, é necessário passar por uma nova perícia médica do instituto. 

Dessa forma, o beneficiário deve apresentar documentos como RG, CPF, laudos médicos que comprovem a dependência de terceiros e, se houver, o termo de representação legal ou procuração.

Quais doenças dão direito ao adicional de 25% na aposentadoria?

Algumas doenças já garantem o direito ao adicional, devido à incapacidade permanente que causam. São elas:

  • Cegueira total;
  • Perda de nove dedos das mãos;
  • Paralisia de dois membros superiores ou inferiores;
  • Perda dos membros inferiores, acima dos pés, se a prótese for impossível de ser usada;
  • Perda de uma das mãos e de dois pés, mesmo que a prótese seja possível de ser usada;
  • Perda de um membro superior e outro inferior, se a prótese for impossível;
  • Alteração das faculdades mentais com graves perturbações da vida orgânica e social;
  • Doença que exija permanência contínua na cama;
  • Incapacidade permanente para as atividades diárias.

Além disso, vale ressaltar que o adicional também incide sobre o 13º salário. Enquanto o aposentado precisar da ajuda de terceiros, o montante será pago juntamente com o valor da aposentadoria.

Imagem: Krakenimages.com/ shutterstock.com