Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Minha Casa, Minha Vida vai voltar e famílias do Bolsa Família terão acesso

Neste ano, com a volta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República, o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, criado em sua segunda gestão, será relançado. Dessa forma, as famílias beneficiárias do Bolsa Família poderão ter acesso ao financiamento da casa própria através do programa.

Portanto, para ser beneficiado com o Minha Casa, Minha Vida será preciso fazer parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Inclusão habitacional

À vista disso, na última quinta-feira (19), os ministros Wellington Dias, do ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, e Jader Filho, do Desenvolvimento Regional, se reuniram para discutir acerca do tema.

“A ideia é que, no relançamento do Minha Casa Minha Vida, pelo presidente Lula, a gente tenha um olhar especial aos brasileiros e brasileiras que estão no Cadastro Único, estejam ou não recebendo o Bolsa Família, mas que ainda não têm habitação”, afirmou Wellington Dias, explicando que o também abrange seu ministério na inclusão habitacional e nas oportunidades de renda.

Situação de risco social

Além disso, o ministro Jader Filho afirmou que o Minha Casa, Minha Vida deve retomar ao menos 180 mil obras. Ademais, o chefe da pasta do Desenvolvimento Social afirmou que, além de garantir moradia a quem precisa, o projeto também envolve a geração de emprego.

“É fundamentalmente necessário atender aquelas pessoas em situação de risco social. Há muitos morando em lonas nas cidades, em locais insalubres. Essas pessoas têm pressa, o presidente Lula tem pressa e ele tem nos orientado no sentido de termos sensibilidade. Estamos aqui unidos de maneira transversal com vários ministérios para agilizar o redesenho do Minha Casa Minha Vida”, afirmou Jader Filho.

Dignidade

Por fim, Paulo Teixeira afirmou que o programa habitacional busca garantir a dignidade das famílias mais vulneráveis. “O presidente sempre diz duas coisas. A primeira é que quer todo brasileiro com três refeições diárias. Em segundo, a dignidade. A moradia é isso. É o que estrutura a família: a criação dos filhos, o estudo, a segurança. Estamos terminando essa terceira semana de integração entre as pastas com a intenção de garantir rapidez e urgência e lançar um grande programa habitacional para dar dignidade ao povo brasileiro”, completou o ministro do Desenvolvimento Agrário.

Imagem: Tomaz Silza/Agência Brasil