Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ministério do Trabalho confirma Pix integrado ao FGTS, entenda a mudança

Recentemente, o FGTS Digital passou a funcionar com o Pix integrado. Confira como funciona a nova funcionalidade!

Na última sexta-feira (1º), entrou em operação no novo sistema do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS Digital. Assim, a plataforma criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego tem como objetivo principal oferecer um serviço mais moderno e ágil. Além disso, promete facilitar os pagamentos das empresas por meio da integração com o Pix.

Dessa forma, o FGTS Digital visa proporcionar mais agilidade no momento em que os empregadores fazem o depósito mensal na conta dos funcionários. Para isso, houve a implementação do Pix, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central. 

Assim, a integração do Pix ao FGTS Digital tem como finalidade permitir que os pagamentos sejam efetuados de forma mais ágil e menos burocrática. Veja mais detalhes!

Como funciona o FGTS Digital

Portanto, o novo sistema deve otimizar o processo de depósito na conta dos trabalhadores, que atualmente encontra-se repleto de regras burocráticas que complicam e atrasam este procedimento. Assim, dentre as funcionalidades do FGTS Digital estão:

  • Consulta aos pagamentos efetuados;
  • Emissão de extrato por trabalhador;
  • Pagamentos via Pix para a conta do funcionário;
  • Não há custos nem limite de guias pagas;
  • Calculadora de indenizações compensatórias;
  • Acesso a estornos e parcelamentos;
  • Pagamento em qualquer dia e horário.

Além disso, com o novo sistema, o vencimento das guias de recolhimento do FGTS passa do dia 7 para o dia 20 de cada mês.

Imagem de um computador com a logo do FGTS Digital
Imagem: Divulgação / Gov.Br

O que muda para os trabalhadores?

Enfim, o sistema FGTS Digital, ao se aliar ao Pix, pretende proporcionar mais rapidez no recebimento do dinheiro na conta do FGTS, uma maior precisão e controle sobre os valores pagos, além de evitar possíveis erros no pagamento.

Veja também:

1,7 milhões de trabalhadores vão poder sacar o PIS/Pasep, veja como

Ademais, o novo sistema também deve trazer benefícios para o governo federal já que a previsão é que haja uma economia de cerca de 36 horas por mês em tempo gasto com procedimentos administrativos relacionados ao FGTS e redução de R$ 144 milhões em custos operacionais anualmente.

Imagem: Divulgação / Gov.Br