Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ministro da previdência recebe reivindicações envolvendo o INSS; entenda

No lançamento do Portal da Transparência do INSS, documento com reivindicações de servidores chegaram ao ministro. Confira!

Na última quarta-feira (05), a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores da Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) encaminhou um ofício ao ministro da Previdência, Carlos Lupi, com reivindicações dos servidores. O chefe da pasta afirmou que marcará uma audiência para debatê-lo.

Os documentos foram entregues durante o lançamento do Portal da Transparência do INSS, em Brasília. Nesse sentido, na ocasião, Lupi apresentou algumas questões relacionadas aos benefícios pagos pela autarquia e falou que o período de análise do auxílio à categoria será, até o final deste ano, de 45 dias.

No Portal da Transparência vinculado ao instituto, serão liberados dados de requerimentos recebidos e concluídos, além de informações sobre aposentadorias, Benefícios de Prestação Continuada (BPC), pensões por morte e outros.

Reivindicações do INSS ao ministro da Previdência

O documento entregue ao ministro pela Fenasps traz uma série de reivindicações da categoria. Desse modo, entre elas, estão:

  • Reconhecimento como carreira de Estado;
  • Devolução de valores descontados na greve de 2009 e de paralisações em 2016 e 2017;
  • Revisão das metas de produção;
  • Realização de concurso público;
  • Nível superior para novos ingressantes;
  • Cumprimento do acordo da greve de 2022.

Análise de pedidos do INSS

Ademais, com o lançamento do Portal da Transparência, foram citados alguns números referentes aos processos em análise no mês de junho. Assim, ao todo, foram contabilizados 1.794.449 pedidos aguardando a avaliação do instituto. 

Nesse cenário, o número se divide entre períodos de espera de 90 dias, 91 a 180 dias e mais de um ano. Contudo, de acordo com Lupi, cerca de 36% esperam até 45 dias, a meta anunciada pelo governo federal. Além disso, sobre os servidores, o ministro destacou os mutirões que estão sendo realizados em algumas cidades para agilizar o procedimento.

No mês passado, mais de 860 pedidos foram concluídos com a concessão de 54%. Por fim, o ministério reforçou quais são os principais motivos por trás da negação das solicitações dos brasileiros.

Imagem: Reprodução/PDT.org