Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ministro desobedece Lula e recontrata funcionários bolsonaristas

Ministro das Comunicações contraria pedido de Lula e recontrata bolsonaristas demitidos, além de outras nomeações por interesse. Entenda.

Durante os anos de governo de Jair Bolsonaro, este nomeou uma alta quantidade de militares, amigos e conhecidos para cargos na gestão do país, independente de sua formação ou experiência. Contudo, ao assumir a presidência, Lula começou a promover um processo de “desbolsonarização” das instituições.

De acordo com o presidente Lula, a ação se baseia no fato de que houve “muita gente conivente” e que o governo anterior investiu em um gabinete militar, sem justificativa para isso. Então, há um processo ativo de triagem e dispensa para transformar o gabinete em civil novamente.

Apesar das ações de Lula e seu pedido público para que todos os envolvidos no governo priorizassem a saúde governamental, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, trouxe de volta nove bolsonaristas demitidos e contratou uma assessora de seu círculo de amigos próximos – mesmo esta não tendo experiência ou formação adequada para atuação.

Juscelino foi um dos políticos mais envolvidos no orçamento secreto

Durante seu mandato como deputado do União Brasil, Juscelino Filho movimentou R$ 5 milhões do orçamento secreto para asfaltar uma estrada de terra que passa em frente à sua fazenda, localizada no Maranhão. Na mesma propriedade, constatou-se a presença de um heliporto e um avião particular.

Outra posse de imenso valor – avaliada em R$ 2 milhões – são os cavalos de raça que guarda em um haras em Vitorino Freire. Dentre suas nomeações, está a irmã do sócio desse mesmo haras.

Na pasta de Comunicações, da qual é atualmente ministro, existem duas secretarias: Comunicação Social Eletrônica e Telecomunicações. Foi nelas que realizou algumas mudanças de forma a preservar toda a equipe declaradamente apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro em cargos da pasta.

Lula se posiciona quanto ao caso

Na última quinta-feira (2), o presidente Lula declarou que uma reunião ocorrerá na segunda-feira (6). A conversa com Juscelino demorará ainda alguns dias porque este se encontra no exterior em suposta negociação para a pasta de Telecomunicações.

“Eu já pedi para o [ministro da Casa Civil] Rui Costa para convocar ele na segunda-feira para a gente ter uma conversa”, esclareceu Lula em entrevista à BandNewsFM. “Mas se ele não conseguir provar sua inocência, ele não pode ficar no governo”.

Imagem: Isaac Fontana / Shutterstock.com