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Mistério Revelado! Descubra Como Fazer 18 km/l com Etanol (Mesmo Que Você Não Acredite).

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Os motores flex surgiram no mercado automobilístico brasileiro como uma solução para os preços elevados da gasolina, permitindo que os motoristas abastecessem seus carros com etanol ou gasolina. Mas apesar de sua conveniência, os motores flex ainda não alcançaram a eficiência máxima que poderiam ter quando abastecidos exclusivamente com etanol.

Ambos, etanol e gasolina necessitam taxas de compressão diferentes para uma combustão eficiente, sendo assim, os motores flex acabam por ter ajustes para trabalharem com taxa de compressão intermediária. Isso gera uma dilema, pois o abastecimento com qualquer um desses combustíveis, acaba comprometendo o rendimento que poderia ser obtido se houvesse a dedicação a apenas um deles.

Motor 100% a etanol, uma solução rejeitada?

Há três anos, a antiga FCA, agora parte da Stellantis, anunciou o desenvolvimento de um motor turbo 100% movido a etanol. Visando reduzir a diferença de consumo em relação aos motores a gasolina. No entanto, o projeto foi abruptamente encerrado, supostamente devido à resistência dos consumidores em depender exclusivamente do etanol como combustível.

gasolina etanol
Imagem: jittawit21 / Shutterstock.com

Essa resistência reflete o receio em relação à vulnerabilidade da produção de biocombustíveis diante das flutuações sazonais, condições climáticas imprevisíveis e disponibilidade de chuvas. Além disso, há a preocupação com o impacto do preço do açúcar. Fato que está intrinsecamente ligado à produção de etanol e depende da estabilidade da colheita de cana-de-açúcar.

Eficiência potencial do motor a álcool

Renato Romio sugere que motores dedicados ao álcool poderiam oferecer um consumo menor em comparação com os motores flexíveis. No entanto, ele observa que esses motores ainda estão distantes dos 85% de eficiência em relação à gasolina registrada há quatro décadas. Antes da introdução do catalisador. Hoje, Romio afirma que os motores a álcool poderiam atingir cerca de 80% dessa eficiência.

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Apesar das melhorias potenciais, o álcool em motores flex ainda enfrenta diversos desafios para se tornar uma opção verdadeiramente eficiente em comparação com a gasolina. A indústria automobilística continua sua busca por soluções que possam maximizar a eficiência e a sustentabilidade do uso de biocombustíveis.

Imagem: Pavel Kubarkov / Shutterstock.com