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Motorista ensina a ‘hackear’ aplicativo da Uber para ganhar mais

Motorista ensina a “hackear” sistema da Uber e vídeo viraliza na internet. Veja o que ele faz para enganar o sistema e o que diz a empresa.

Está circulando um vídeo na internet em que um motorista ensina a “hackear” o aplicativo da Uber, de forma inusitada, para enganar o sistema e manter a sua taxa de aprovação alta. Com isso, ele consegue mais corridas e benefícios da plataforma.

O app de transporte utiliza várias métricas para avaliar os condutores que fazem parte da empresa. Uma delas é a taxa de aceitação, que mede a quantidade de corridas que a pessoa aceitou. Assim, quanto menor é esse número, menor o número de viagens que chegam.

Nesse sentido, o motorista ensina a “hackear” o sistema com um pincel e uma caneta para touchscreen. Com essa gambiarra ele consegue enganar a plataforma da Uber sem precisar fazer as corridas que não são interessantes para ele.

Motorista dribla aplicativo e empresa diz que ação pode causar banimento

No vídeo, o motorista engana o app da Uber com uma gambiarra caseira conhecida como “Dedo de Deus”. Ela funciona da seguinte forma: uma caneta touchscreen presa a um apoio fica o tempo todo em contato com a tela do celular.

Dessa forma, quando aparece uma nova corrida, ela ativa a opção “Cancelar” no aplicativo do condutor, entretanto, não completa a operação, já que a caneta continua tocando a tela. Com isso, o sistema acredita que o motorista aceitou a viagem.

Entretanto, para o cliente a tela mostra apenas que o sistema está procurando pelo carro mais próximo. O objetivo é que o usuário cancele a corrida por conta da demora. Assim, a taxa de aceitação do motorista continua alta.

Gambiarra é contra as regras da plataforma

Contudo, de acordo com a Uber, o motorista que ensina a “hackear” o sistema do aplicativo está quebrando as regras. Portanto, ele pode ser banido por sua ação.

Além disso, o macete acaba prejudicando outros condutores parceiros, que perdem a chance de receber a corrida, e os consumidores, que têm uma demora maior para receber atendimento. 

Imagem: Proxima Studio / shutterstock.com