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Mudança é anunciada e suas redes sociais podem te impedir de conseguir dinheiro

Redes sociais agora podem desempenhar um papel crucial na obtenção de crédito e acesso a serviços financeiros. Confira aqui.

Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram um verdadeiro fenômeno global, com bilhões de usuários compartilhando suas vidas, opiniões e experiências diariamente. Agora, essa presença online pode ter um impacto direto nas finanças das pessoas.

A gigante estadunidense de tecnologia financeira, FIS, lança no Brasil uma ferramenta revolucionária. Ela permite que bancos, varejistas e fintechs analisem o que os clientes dizem nas redes antes da concessão crédito. A nova abordagem promete empregar inteligência artificial para avaliar “a forma como o usuário se expressa nas redes”. Com base nisso, determinar então se ele é um bom pagador em 15 segundos.

A inteligência por trás da tela

A ferramenta, desenvolvida pela startup Neener Analytics, foi cuidadosamente projetada para capturar nuances sutis de como as pessoas se expressam nas redes sociais, não apenas para analisar o que elas dizem. Assim, ao examinar a forma como as pessoas se comunicam, a tecnologia pode inferir traços psicológicos e comportamentais. Estes que estão diretamente relacionados aos hábitos de pagamento.

Essa abordagem personalizada oferece uma nova perspectiva às instituições financeiras. Afinal, elas tradicionalmente dependem do histórico de pagamento e de informações socioeconômicas para tomar decisões de crédito.

Encontrando oportunidades em uma área cinza

Através da análise das redes sociais durante o processo de cadastramento do cliente, a ferramenta da Neener Analytics busca os clientes na chamada “zona cinza”, onde se encontram muitos consumidores millennials, da geração Z e sub-bancarizados. Essa área representa uma grande oportunidade, já que cerca de 85% dos pedidos de crédito recebem reprovação atualmente.

Com essa nova abordagem, a FIS e seus clientes têm então a possibilidade de alcançar um número significativo de bons pagadores que, de outra forma, estariam excluídos pelos métodos tradicionais de análise de crédito.

Embora essa ferramenta prometa maior eficiência na avaliação de crédito, questões relacionadas à privacidade podem surgir. No entanto, a FIS afirma que não armazena informações pessoais dos clientes e que todas as análises passam pelo consentimento explícito dos usuários.

Imagem: 13_Phunkod / shutterstock.com