Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mudança em lei de trânsito faz motoristas receberem multa pesada

Motoristas precisam ficar atentos a essa mudança na lei. Descumprimento da nova regra é infração grave, saiba mais.

Usado para dar conforto e segurança para motoristas e passageiros, a aplicação de insulfilm precisa respeitar o que prevê a lei de trânsito. Portanto, os condutores devem ficar em alerta, pois o percentual para o uso da película foi alterado no ano passado.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu novas regras para o uso do insulfilm nos vidros dos veículos. Assim, os proprietários devem respeitar o mínimo de 70% da incidência de luz que as películas devem ter, o que melhora a visão do motorista.

Mudança visa a segurança do trânsito

A alteração realizada pelo Contran tem o objetivo de tornar o trânsito mais seguro, já que o insulfilm muito escuro prejudica a percepção de sinais de luz dado por outros motoristas e também diminui a visão em dias de chuva. A nova regra vale para a aplicação de películas pretas ou coloridas, nas partes essenciais do veículo. Já nos vidros traseiros, o percentual segue sendo de 28%.

De acordo com órgão, insulfilm com bolhas ou defeitos, opacos ou reflexivos também são proibidos e estão passíveis à multa. Porém os vidros dos carros que possuem teto solar ou blindados não precisam seguir a regra.

No entanto, fazem parte da lista de veículos que precisam seguir a lei, além dos veículos de passeio, máquinas usadas em agricultura, rodovias e florestas e outros veículos que andam fora de vias públicas.

Não cumprir a regra pode gerar multa grave

Motoristas que não seguirem as regras e forem flagrados desrespeitando a lei serão autuados por infração grave, levando a multa de R$ 195 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o veículo fica apreendido até a situação ser regularizada.

Em casos de reincidência, a multa é aplicada em dobro ao motorista infrator. Além do Contran, outros órgãos são responsáveis por fiscalizar o cumprimento da lei, são eles: Polícia Rodoviária Federal, os Departamentos de Trânsito (Detran), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Departamento de Estrada e Rodagem (Der).

Imagem: tommaso79 / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital