Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mudança na funcionalidade do débito pode acabar com o Pix?

Avanços na modalidade Pix, faz com que cartões de débito planejem formas de competir através do pagamento imediato. Saiba mais!

Como forma de acompanhar os avanços de pagamento imediato realizado pelo Pix, as operadoras de cartão de débito estão planejando formas para se tornar também uma boa opção para comerciantes e clientes na hora do pagamento. Os consumidores precisam ficar atentos, pois as mudanças podem acontecer em breve.

Uma das vantagens do Pix está no recebimento imediato do valor pelos comerciantes. Pensando nisso, as empresas de cartões estão planejando também ofertar essa possibilidade do dinheiro cair na conta no momento do pagamento das compras realizadas no débito.

Impactos da concorrência com o Pix

Desde o surgimento dessa nova modalidade de pagamento, oficialmente, em novembro de 2020, as administradoras de cartão de débito vem sentindo os impactos da concorrência na hora dos clientes efetuarem o pagamento das contas. Por isso, as empresas estão estudando maneiras de competir com o Pix, as mudanças serão sentidas de forma mais expressiva pelos comerciantes, que devem passar a ter outras opções de oferta de pagamento em que o dinheiro do cliente é recebido de imediato na conta.

Por ser prático e seguro, esse modo de pagamento vem sendo o preferido devido às suas vantagens. Muitas lojas chegam a dar descontos para quem escolher o Pix na hora de pagar as compras.

Mudanças no cartão de débito

Para competir em igualdade com a concorrência do Pix, as administradoras de cartão de débito estão analisando a possibilidade de inserir uma forma em que o dinheiro do pagamento caia imediatamente na conta dos comerciantes. A iniciativa, ainda em estudo, se chama “click to pay”, onde os clientes fariam o pagamento de forma online sem precisar acessar a conta através do aplicativo do banco.

Outra operação em estudo é o parcelamento das compras feitas à vista, que teria o acréscimo dos juros de forma proporcional. A forma de pagamento no débito sentiu de forma mais profunda a chegada do Pix, mais do que as operações no crédito. Por isso, clientes e comerciantes devem esperar por novidades nesta forma de pagamento ainda neste ano.

Imagem: Diego Thomazini e Suradech Prapairat / shutterstock