Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Muitos brasileiros desconhecem a portabilidade de serviços financeiros; entenda o que é

A portabilidade de serviços financeiros ainda é desconhecida por muita gente, mas é uma facilidade oferecida por todos os bancos. Confira

Lançada há 17 anos no Brasil, a portabilidade de serviços financeiros ainda é desconhecida por muita gente e quem conhece acha o serviço complicado, é o que mostra uma pesquisa do Datafolha em parceria com a associação de serviços financeiros Zetta.

Segundo o levantamento, 50% das pessoas que possuem conta corrente em banco consideram que o processo de portabilidade de serviços financeiros é muito complicado ou avaliam que os bancos dificultam o acesso ao serviço. Além disso, 44% dos bancarizados nunca ouviram falar sobre o assunto, e desses, 40% afirmaram não saber como solicitar a portabilidade.

O que é portabilidade de serviços financeiros?

A portabilidade de serviços financeiros é garantida pela resolução nº 3402 de setembro de 2006 e concede a liberdade para que os clientes transfiram de forma gratuita as dívidas, cadastros e salários entre instituições financeiras. Assim, a transferência pode ser feita inclusive para fintechs e bancos digitais, contanto que disponibilizam benefícios, como taxas de juros mais baixas, tarifas reduzidas, entre outros.

Vale destacar que o recurso está disponível apenas para pessoas físicas e trabalhadores, não contemplando aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na portabilidade de salário, tanto os servidores públicos quanto aqueles que atuam em empresas privadas podem receber a remuneração no banco em que escolher.

Tipos de portabilidade

Portanto há diversos tipos de portabilidade de serviços financeiros, confira quais são:

  • Portabilidade de crédito: é possível transferir sua dívida para um banco com melhores condições de pagamento;
  • Portabilidade bancária: o cliente transfere sua conta para outro banco que tenha taxas mais acessíveis ou até mesmo seja isento de taxas;
  • Portabilidade de salário: o funcionário, por meio de um documento por escrito, passa a receber o salário em um novo banco. Assim, quando o salário cair, ele é automaticamente transferido para a nova conta.

Imagem: TippaPatt/shutterstock.com