Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Muitos brasileiros se arrependeram de pedir o consignado do Auxílio Brasil; como cancelar?

O recomendado é que os usuários se planejarem antes de solicitar o consignado do Auxílio Brasil, mas pode ocorrer da pessoa se arrepender

Apesar de beneficiários do Auxílio Brasil terem reforçado seu desinteresse quanto ao consignado do programa, muitos procuraram os bancos autorizados e solicitaram o empréstimo. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, liberou R$ 9,5 bilhões em empréstimos a 3,5 milhões de usuários durante o segundo turno das eleições.

O recomendado é que os beneficiários se planejarem bem antes de solicitar o consignado, mas, em certos casos, pode ocorrer da pessoa se arrepender após a contratação do crédito. Essa situação acende uma questão bastante interessante: é possível cancelar o empréstimo do Auxílio Brasil após o pedido? Como romper o contrato? Saiba!

É possível cancelar o consignado do Auxílio Brasil? Como realizar o cancelamento?

Felizmente, o beneficiário que solicitou o consignado do Auxílio Brasil e se arrependeu logo depois pode cancelar o pedido. Na verdade, o cancelamento pode ser feito pelo mesmo canal que o usuário fez a solicitação. Porém, existe um prazo para isso: até 7 dias úteis, a partir da data que o dinheiro foi depositado na conta.

É importante destacar que o pedido de cancelamento só pode ser realizado pela pessoa que não mexeu no valor liberado. Ou seja, a quantia total do contrato precisa estar na conta do beneficiário. Não existe cobrança de taxas de serviço, uma vez que o processo pode ser feito de maneira gratuita.

Como funciona o consignado do Auxílio Brasil

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil funciona da seguinte forma: as parcelas do crédito para pagar as instituições são descontadas automaticamente da folha de pagamento do beneficiário. No que diz respeito às taxas, os juros chegam a 50% ao ano. 

O desconto máximo mensal é de R$ 160 e permanece até que todas as parcelas sejam devidamente pagas. Por isso, é importante que o beneficiário interessado no empréstimo do Auxílio Brasil se planeje bem antes de realizar a contratação, evitando “abraçar” uma responsabilidade grande demais.

Imagem: rafapress / shutterstock.com