Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mutirão Nacional de Renegociação de dívidas já começou

A Febraban iniciou um Mutirão Nacional de Renegociação. Veja como funciona e conheça todas as vantagens da iniciativa.

No último fim de semana, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou o Mutirão Nacional de Renegociação. Essa campanha, iniciada em 22 de março, se estenderá até 15 de abril, representando uma oportunidade única para aqueles que almejam sair do vermelho e recuperar sua saúde financeira.

Em parceria direta com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e os Procons de todo o Brasil, o objetivo é facilitar a negociação de dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado, dentre outras modalidades.

Como participar do Mutirão Nacional de Renegociação?

Mulher comemorando os descontos em suas dívidas.

Existem duas principais formas para quem deseja aproveitar a campanha. Inicialmente, pode-se entrar em contato diretamente com as instituições financeiras pelos seus canais oficiais ou pelo portal consumidor.gov.br, ligado à Senacon.

Além disso, para a segunda opção, é imprescindível ter uma conta no Gov.br (Android, iOS), com nível de segurança Prata ou Ouro. Logo, para compreender melhor os níveis de segurança do portal do governo e como aprimorá-los, é só seguir o guia nesta matéria.

Quais as vantagens oferecidas na iniciativa?

Conforme divulgado pela Febraban, os bancos estão preparados para propor condições mais favoráveis do que as originalmente estabelecidas nos contratos. Isso abrange, por exemplo, a diminuição das taxas de juros e a ampliação dos prazos para pagamento das dívidas.

Adicionalmente, modificações nas condições de pagamento e até a transição para linhas de crédito mais econômicas estão em oferta. Importante destacar também que materiais educativos sobre finanças pessoais estarão disponíveis para os consumidores.

Veja também:

Por que o preço da banana está tão caro? Entenda

Portanto, essa iniciativa visa não apenas facilitar a renegociação de dívidas, mas também promover uma maior conscientização sobre educação financeira. Por fim, para aqueles interessados em analisar detalhadamente sua situação financeira antes de começar a negociar, o Banco Central oferece o sistema Registrato.

Imagem: Asier Romero / shutterstock.com