Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Não cometa estes erros ao preencher a declaração do Imposto de Renda 2024; confira

Saiba as datas para a entrega da declaração do Imposto de Renda em 2024 e veja dicas para evitar a malha fina.

A Receita Federal definiu as datas para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2024. Sendo assim, o período para o envio da documentação será entre 15 de março e 31 de maio. Este será o segundo ano consecutivo em que o calendário acontecerá neste intervalo.

Embora este período possa parecer longo, é importante que os contribuintes não relaxem. Desse modo, devem ficar atentos para evitar erros no preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2024 para não cair na malha fina.

Erros de preenchimento e de digitação podem fazer com que a declaração seja separada para uma análise mais detalhada pela Receita Federal. Nesses casos, o contribuinte pode ter o recebimento de sua restituição atrasado e ainda correr o risco de ser multado.

Erros na declaração do Imposto de Renda 2024

Celular com app do Imposto de Renda aberto na tela, ao lado dele tem uma calculadora e uma caneta.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom/ shutterstock.com

De acordo com a Receita Federal, os erros mais comuns que levam à retenção de uma declaração do Imposto de Renda na malha fina incluem omissão de rendimentos. Ademais, divergências entre os valores declarados pelo contribuinte e os efetivamente recebidos.

Para evitar tais erros, é importante preencher corretamente todos os campos da declaração com os dados fornecidos pelos informes de rendimentos. Além disso, ficar atento a informações referentes ao plano de saúde, despesas médicas, educação, imóveis e outras atividades remuneradas.

A Receita Federal planeja priorizar o pagamento das restituições de contribuintes que optarem pelo modelo pré-preenchido da declaração, ou que escolherem receber a restituição via PIX.

Modelo pré-preenchido

Esta opção permite o preenchimento automático da maioria dos campos da declaração do Imposto de Renda. Assim, pode reduzir significativamente a probabilidade de erros no preenchimento. Entretanto, é importante que o contribuinte verifique as informações pré-preenchidas para evitar divergências.

A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação anual para todos os brasileiros que se enquadram nos critérios de obrigatoriedade. Dessa forma, exige bastante atenção no seu preenchimento para evitar problemas como a malha fina. Através do preenchimento correto, sincero e organizado, o contribuinte pode evitar transtornos futuros e garantir que estará em dia com as suas obrigações fiscais.

Imagem: Krakenimages.com / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital