Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Não pagar esta taxa pode acarretar multa e pontos na carteira; pagamentos iniciam nesta terça (1º)

O motorista já pode realizar a regularização do documento. Confira o calendário e como fazer o pagamento!

O prazo para pagamento do licenciamento começa nesta terça-feira (1). Ele é um dos documentos mais importantes do automóvel e vale para carros e motos. A situação deve ser atualizada todo ano. Caso isso não aconteça, o motorista será autuado por infração gravíssima, com pagamento de multa.

A medida já está em vigor para os condutores do Paraná. De acordo com o Departamento de Trânsito do estado (Detran-PR), o valor da taxa é de R$ 90,94, aplicado para qualquer tipo de veículo. O motorista só poderá renovar o documento se não houverem pendências com o órgão.

Calendário do licenciamento

A lei federal determina que o porte do licenciamento é obrigatório, para todos os condutores. Se o pagamento não for realizado, o cidadão estará cometendo uma infração gravíssima, que gera medidas administrativas, incluindo o pagamento de multa de R$ 293,47, remoção do veículo e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O calendário para realizar a regularização foi dividido por mês, considerando o último dígito da placa do automóvel. Em agosto, os veículos com placas com final 1 e 2 estarão sujeitos a terem seus documentos atualizados. Veja o calendário até o final do ano.

  • Setembro: placas terminada em 3, 4 e 5;
  • Outubro: placas terminadas em 6, 7 e 8;
  • Novembro: placas terminadas em 9 e 0.

Pagamento do documento

O motorista pode pagar a taxa em bancos e no aplicativo Detran InteliGente. Além disso, a operação também pode ser realizada no site oficial do Detran.

Após a regularização do documento, o Detran emite o certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV). Por meio desse documento, é permitido ao condutor trafegar com o veículo, além de comprovar que o automóvel cumpre todas as determinações referentes a ruídos e emissão de gases poluentes.

Em casos de parada em blitz, o agente pode pedir para visualizar o CRLV, por isso, é necessário que toda a situação esteja regularizada.

Imagem: Jonathan Weiss / shutterstock.com