Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Não recebeu a restituição do IR 2023? Saiba o que fazer agora

O contribuinte pode não receber a restituição do imposto de renda por alguns motivos. Confira quais são eles!

Muitos brasileiros receberam as quantias relacionadas à restituição do Imposto de Renda (IR) 2023 nesta sexta-feira (29/09). Esse foi o 5º e último lote dessa distribuição da Receita Federal aos contribuintes.

Algumas pessoas, no entanto, não receberam os valores da restituição em nenhum dos lotes e essa ocorrência pode ter vários motivos. Conheça quais são eles e saiba mais sobre o que fazer em relação a isso a seguir.

Motivos pelo não recebimento da restituição do IR

Mulher demonstrando preocupação em frente a um computador com a restituição da Receita Federal.
Imagem: Ground Picture / shutterstock.com — Edição: Equipe Seu Credito Digital

Primeiramente, o contribuinte deve verificar qual é a sua situação em relação à sua restituição. Isso é possível através do portal Meu Imposto de Renda, serviço disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

Logo, a Receita Federal informa quais os motivos pelos quais os contribuintes não receberam a sua respectiva restituição, especialmente quando todos os lotes já foram pagos. Confira abaixo quais são eles.

  • O contribuinte está em malha fiscal;
  • O contribuinte está em malha débito. Isso significa que há dívidas e haverá o uso da restituição para compensá-las;
  • A informação sobre a conta bancária no momento da declaração está incorreta ou houve o encerramento dela.

Como ajustar os dados bancários, afinal?

Há duas situações em que o cidadão deve se atentar quanto à conta bancária incorreta ou encerrada. Uma delas é quando ainda não houve a liberação da restituição. Nesse caso, o contribuinte deve alterar os dados através do serviço “Consultar e alterar conta para crédito de restituição”, disponível no site Meu Imposto de Renda.

Porém, caso a liberação já tenha acontecido, a Receita Federal envia os valores para o Banco do Brasil, onde ficam disponíveis para o resgate por até um ano. Logo, no próprio site do banco, o contribuinte pode informar seus dados bancários corretos.

Veja também:

Grande banco fará pagamento milionário; saiba se você vai receber uma parte

Vale ressaltar que, para a restituição, o cidadão não pode cadastrar contas do tipo salário, já que sua utilização se dá somente para o recebimento de remunerações, vencimentos, aposentadorias, pensões, entre outros.

Imagem: Ground Picture / shutterstock.com — Edição: Equipe Seu Credito Digital