Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Negativado pode fazer consórcio e usar a carta de crédito?

Muitas pessoas têm essa dúvida, negativados podem fazer consórcio e usar a carta de crédito? Saiba se é possível e como funciona!

Ter o nome registrado no Serasa ou no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) pode representar algumas limitações na hora de buscar crédito junto às instituições financeiras, mas isso é diferente para os consórcios. Confira neste texto a resposta para uma dúvida comum entre brasileiros. Negativado pode fazer consórcio e usar carta de crédito?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais de 65 milhões de brasileiros estão negativados. Esse número corresponde a quatro em cada dez famílias. No entanto, isso não significa que essas pessoas não podem buscar uma outra alternativa de crédito por meio de consórcios.

Como fazer um consórcio estando negativado?

Mesmo quem está com o nome negativado pode participar de um consórcio, desde que mantenha todos os pagamentos em dia. É preciso lembrar que os consórcios são financiamentos coletivos, ou seja, um grupo de pessoas começa a guardar dinheiro para realizar uma compra.

Quem está negativo pode participar das assembleias e sorteios de contemplação do consórcio todos os meses, mas, caso sua carta seja contemplada, é preciso limpar o nome. Isto porque, para a liberação da carta de crédito é feita uma análise do histórico do consumidor e das dívidas pessoais.

Apesar de ter de esperar para receber o crédito, quem estiver negativo pode ficar tranquilo, pois seu dinheiro estará rendendo em fundos de investimento. Outra boa notícia é que a maioria dos consórcios oferecem ajuda para quem precisa organizar suas finanças.

Dicas para limpar seu nome e participar de consórcios

Existem algumas formas de tirar seu nome do negativo e ter direito à usar a carta de crédito dos consórcios. É importante destacar que, para fazer isso, é necessário manter seus pagamentos em dia. Agora, confira dicas úteis para sair do Serasa:

  • busque renegociar sua dívida através da plataforma Serasa Limpa Nome;
  • fique atento para os feirões realizados pelo Serasa para a renegociação de dívidas;
  • não deixe suas faturas atrasar ou a dívida caducar.

Imagem: Andrey_Popov/shutterstock.com