Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nome negativado pode suspender o CPF? Entenda tudo aqui

Entenda sobre os conceitos de CPF negativado e CPF suspenso para entender se uma situação pode ter influência na outra.

Os termos CPF negativado e CPF irregular são, por vezes, confundidos. No entanto, enquanto o CPF negativado diz respeito a uma dívida em aberto, o CPF irregular diz respeito a questões de anulação, cancelamento ou suspensão. 

Até o momento entendemos então que CPF negativado não é o mesmo que CPF irregular. O CPF pode ser suspenso, cancelado ou anulado por diferentes motivos, mas nenhum deles está relacionado a dívidas. 

Portanto, ter o nome negativado não pode implicar em uma situação irregular do documento. Veja, a seguir, detalhadamente, como um CPF pode ser negativado ou suspenso. 

Quando o CPF pode ser suspenso?

O CPF pode ser suspenso por diferentes situações. Geralmente, a Receita Federal suspende o documento quando os dados do cadastro não são coerentes. Por exemplo, se houver erros nos nomes dos pais, na data de nascimento, etc. 

A Receita Federal consegue identificar essa inconsistência porque o CPF pode ser cruzado com outros documentos, como, por exemplo, o título de eleitor. Com isso, podemos entender um outro motivo de suspensão do CPF. 

Quando o cidadão não está em dia com a Justiça Eleitoral, ou seja, deixou de votar e não justificou, o CPF também é suspenso. É possível verificar o status do CPF no site da Receita Federal. Se a situação estiver irregular, o indivíduo também pode resolvê-la por meio do site. 

Um CPF irregular pode limitar esse cidadão em algumas coisas, como, por exemplo, abrir uma conta no banco e movimentar as contas já abertas.

Além disso, com o CPF irregular também não é possível ter concessão de empréstimos e benefícios previdenciários, participar de concursos públicos, comprar e vender habitações. 

Quando o CPF fica negativado?

Essa situação acontece em decorrência de uma dívida em aberto. Passado o prazo de pagamento, o nome do inadimplente é incluído na lista do Serviço de Proteção de Crédito (SPC), Serasa ou Boa Vista. 

Antes de ter o nome restrito, a pessoa é notificada pelos órgãos ou pela própria empresa onde há a dívida em aberto. A partir disso, se o pagamento não for efetuado, as empresas que têm acesso ao CPF do cliente poderão saber que ele está inadimplente.

Consequentemente, as chances de concessão e limites de crédito são limitadas. Ademais, também há um impedimento na abertura de conta corrente. Por fim, é possível consultar se o CPF está negativado por meio do site do Serasa.

Imagem: rafapress / shutterstock.com