Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Notícia importante envolvendo reajuste em aposentadorias e pensões; confira

Fique atualizado sobre as últimas mudanças nos reajustes de aposentadorias e pensões. Informações cruciais para beneficiários.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado ao longo de 2023 ficou em 3,71%. Nesse sentido, esse número que servirá de base para o reajuste dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham acima do salário mínimo neste ano.

O índice deve corrigir cerca de 12,8 milhões de benefícios — incluindo aposentadorias, pensões e auxílios — que estão acima do piso nacional. No entanto, os beneficiários que começaram a receber pensão ou auxílio ao longo de 2023 não receberão integralmente o reajuste de 3,71%. Nesses casos, a correção será proporcional ao número de meses que o INSS vem pagando o benefício.

Divulgação da tabela de correção

É previsto que o INSS divulgue uma tabela escalonada com o índice de correção a ser aplicado em cada caso nesta quinta ou sexta-feira. Além disso, a autarquia ainda irá divulgar os valores corrigidos de benefícios como renda mensal vitalícia e auxílio-reclusão.

reajuste aposentadoria
Imagem: gpointstudio / Freepik

No entanto, é válido salientar que o INPC — índice que mede a inflação para famílias com renda de até cinco salários mínimos e que corrige os benefícios do INSS acima do piso — ficou abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — a inflação oficial do país — que acumulou um aumento de 4,62% em 2023.

Veja também:

Bradesco anuncia péssima notícia envolvendo cartão de crédito; confira

Reajuste para até um salário mínimo

Outro ponto relevante é que cerca de 26,1 milhões de segurados do INSS, o equivalente a 67% do total de beneficiários da Previdência Social, recebem até um salário mínimo. Para esses beneficiários, o reajuste já estava definido, sendo o mesmo do aumento do piso nacional: 6,97% em 2024.

Esse percentual é o resultado da inflação acumulada entre dezembro de 2022 e novembro de 2023, que foi de 3,85%, mais um ganho real de três pontos percentuais relacionados à expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos atrás, em 2022.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com