Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Notícia ruim para quem usa pirataria: FBI tomou um dos maiores sites do mundo

O site conhecido como a “maior biblioteca do mundo” foi derrubado pela polícia norte-americana recentemente. O Z-Library era um portal extremamente conhecido na internet e possuía mais de 11 milhões de e-books, sendo grande parte formado por versões piratas e sem os direitos autorais. 

As autoridades dos Estados Unidos estão acusando dois cidadãos russos, Anton Napolsky e Valeriia Ermakova, de serem os donos do Z-Library.

FBI retira Z-Library do ar 

O Z-Library ganhou notoriedade após a hashtag #zlibrary viralizar no aplicativo do TikTok, com mais de 19 milhões de visualizações. Por conta disso, uma organização voltada para escritores, o Authors Guild, fez uma queixa no Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos. 

Após a queixa, o FBI retirou o site do Z-Library do ar e, na mesma hora, solicitou um pedido de prisão de Valeriia Ermakova e Anton Napolsky, que foram detidos no dia 3 de novembro na Argentina.

A dupla está sendo acusada por violação de direitos autorais, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. Até o momento, não há certeza de como funcionava a hierarquia da plataforma e qual era a função dos russos. 

Para encontrar a identidade dos responsáveis pelo Z-Library, o FBI contou com dados do Google e da Amazon. A plataforma pedia doações para auxiliar no funcionamento do site. Entre um dos métodos de doação estavam vale presentes da Amazon, o que facilitou a investigação do FBI. 

A pirataria é uma realidade pertinente e causadora do colapso de vários autores, principalmente os nacionais. É comum entrar nas redes sociais de algum escritor e encontrar publicações do mesmo falando que um livro recém-lançado já está sendo pirateado. 

Site permanecerá na dark web

O governo dos Estados Unidos apreendeu o site do Z-Library no começo de novembro. Porém, este não é o fim da maior biblioteca virtual pirata do mundo: o site ainda estará disponível na dark web. 

O Z-Library foi lançada em 2009 e contava com uma biblioteca infinita e gratuita dos seguintes produtos: 

  • Livros;
  • Artigos acadêmicos;
  • E-books;
  • Revistas;
  • Entre outros.

Imagem: jijomathaidesigners / shutterstock.com