Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Notícia triste para negativados

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou hoje (9) sobre uma ação do governo que não deve agradar os negativados. Entenda!

Negativados que aguardavam o início do Programa Desenrola, anunciado em fevereiro pelo Governo Federal, agora recebem uma notícia desanimadora. Isso porque, de acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o programa está sem data para começar.

Anteriormente, foi informado que o Desenrola começaria as atividades ainda em março. Contudo, nesta quinta-feira (9), Haddad declarou que ainda aguarda o desenvolvimento do sistema operacional que conduzirá as atividades do programa.

Desenrola foi anunciado na campanha presidencial de 2022

O programa Desenrola foi uma das propostas do governo Lula (PT) ainda durante a campanha eleitoral. Após vencer o pleito, o presidente iniciou a articulação com o Ministério da Fazenda, com o objetivo de realizar um aporte de R$ 10 bilhões para a renegociação de dívidas dos brasileiros de baixa renda.

Na proposta do programa poderão participar pessoas que ganham, no máximo, 2 salários mínimos. Contudo, a nova data de lançamento do Desenrola é incerta. Por isso, Haddad não informou quando acontecerá o fim da implementação do sistema.

“A gente liberou a contratação do software. É um sistema complexo porque é uma dívida privada, não é uma dívida que envolve o poder público”, justificou o ministro.

Entretanto, Haddad também disse que a autorização do presidente Lula para a contratação do software já foi feita. Com isso, o prazo para funcionamento depende, agora, de forma exclusiva, da conclusão do desenvolvimento do sistema operacional.

Importância do Desenrola para os negativados

Desde que começou a discussão sobre um programa para auxiliar os brasileiros de baixa renda a quitar suas dívidas, a justificativa do Governo Federal se apoiou nos mais de 70 milhões de brasileiros que estão negativados.

Em fevereiro, Haddad explicou que “se você não desatar esse nó, desse alto endividamento no pós pandemia, você não vai reestruturar essas famílias”.

Além disso, na proposta do Desenrola também foi informado que a Caixa Econômica Federal orientaria o governo para uma melhor estruturação do programa.

De acordo com a declaração da presidente da Caixa, Rita Serrano, em reunião com o governo no mês passado, a iniciativa busca manter a sustentabilidade da instituição sem se esquecer da missão comercial do banco.

Crédito da imagem: Rogerio Cavalheiro / Shutterstock.com