Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova carteira de identidade pode ajudar a combater crimes de falsidade ideológica; entenda

A nova Carteira Nacional de Identificação no Brasil promete segurança e praticidade, unindo diversos documentos em um só

A Polícia Civil de Minas Gerais lançou nesta semana um novo projeto que tem o potencial de reduzir os crimes de falsidade ideológica no país: a nova Carteira Nacional de Identificação (CIN). 

Este novo modelo promete dificultar fraudes e assim ajudar a combater diversos tipos de crime. Confira!

Por que a nova carteira de identidade promete ser mais segura?

A principal mudança desta nova carteira em relação à antiga é a unificação do número de identificação. Segundo Danielle Aguiar Carvalho, coordenadora do Instituto de Identificação de Minas Gerais, emitiasse a carteira antiga em qualquer estado, o que permitia que uma mesma pessoa tivesse até 27 documentos diferentes. 

Na imagem, mulher segurando carteira de identidade RG
Imagem: Pedro Ignacio / Shutterstock.com

A nova CIN, por outro lado, será um modelo único em todo o território nacional. Além disso, a nova carteira contará com ferramentas de segurança adicionais, como por exemplo a biometria e um código QR Code. Ele permite a confirmação que o documento é autêntico e verifica roubos ou extraviações.

Diversos documentos em um só

Mas a nova CIN não é apenas segura – ela também é conveniente. Além do número de identidade, este novo documento poderá incluir outros informacionais relevantes. 

Tais como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), título de eleitor e carteira profissional. No entanto, Danielle enfatiza que a inclusão destes documentos extras não significa que a CIN substituirá eles.

Nome civil e nome social

Uma outra novidade é que a nova carteira de identidade permitirá que o cidadão inclua tanto o nome civil quanto o nome social no mesmo documento. 

Danielle Aguiar acredita que isso ajudará a trazer mais cidadania às pessoas que usam nomes sociais. “O nome social é a forma como o indivíduo quer ser tratado. Agora, ele será pode ser incluído diretamente na carteira”, esclarece Danielle.

Para solicitar a primeira via da nova CIN, é preciso apresentar certidão de nascimento ou de casamento, além do CPF. A solicitação é online e os Correios fazem a entrega em até 15 dias.

Validade da nova carteira de identidade

Outra inovação da nova CIN está na flexibilidade da sua validade. Para pessoas de até 11 anos, a nova CIN será válida por cinco anos. Já entre 12 e 59 anos, a renovação deverá ocorrer a cada 10 anos. Finalmente, para maiores de 60 anos, a validade da carteira será indeterminada.

Portanto, com estas inovações, a nova CIN promete ser um grande aliado no combate à fraude e na modernização dos documentos brasileiros.

Imagem: Lucas Alesso / shutterstock.com