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Nova lei exige que entregadores do iFood subam até o apartamento do cliente?

Deputado quer propor projeto para beneficiar entregadores do iFood; entenda a polêmica que inspirou a proposta.

Através de suas redes sociais, o deputado federal André Janones anunciou, em setembro, a intenção de apresentar o “Projeto de Lei Rica Perrone”. Este projeto, que leva o nome do jornalista que gerou polêmica envolvendo entregadores do iFood, teria como objetivo estabelecer punições rigorosas para ameaças e agressões sofridas por entregadores e outros profissionais de serviços.

Segundo o deputado, ele já estava desenvolvendo há algum tempo um projeto que especifica a punição para ameaças feitas a trabalhadores durante sua atividade profissional. Assim, o “Projeto Rica Perrone” seria focado em punir com rigor esses acometimentos com entregadores e outros prestadores de serviço.

Entenda o caso que motivou o PL que beneficia entregadores do iFood

Entregador do iFood
Imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com

A polêmica iniciou após o jornalista Rica Perrone confessar, em uma entrevista ao podcast “O Poder nos Bastidores”, que reagiu de forma desproporcional a uma reclamação de um entregador do iFood. Segundo o jornalista, o entregador teria se negado a subir até o apartamento do jornalista para entregar a encomenda.

Por conta disso, Perrone se irou, e revidou jogando a encomenda no entregador. Após a repercussão, o episódio gerou muitas críticas direcionadas ao jornalista. Além disso, ele relatou que, dos seus últimos 50 pedidos na plataforma, este era o primeiro entregador que se negava a subir até o seu apartamento.

Afinal, qual a política do iFood nesses casos?

Com a controvérsia em alta, muitos se perguntaram: afinal, os entregadores do iFood são ou não obrigados a subir até o apartamento do cliente? A resposta é clara: não. Conforme política do próprio iFood, o entregador tem a responsabilidade de entregar no primeiro ponto de contato da residência, que, em muitos casos, especialmente em condomínios, é a portaria.

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Nesse sentido, Diego Barreto, vice-presidente de estratégias e finanças do iFood, esclareceu que a orientação dada aos entregadores é entregar na portaria. Por fim, essa diretriz também é comunicada aos clientes para garantir um entendimento mútuo e respeitoso entre ambas as partes.

Imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com