Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova lei pode fazer aumentar preços nas academias brasileiras

Novo Projeto de Lei pode fazer com que as mensalidades das academias se tornem mais caras. Entenda o motivo

O novo Projeto de Lei 354/23 deve tornar obrigatória a contratação de profissionais de fisioterapia nas academias do país. Com isso, existe a possibilidade de que as mensalidades se tornem mais caras.

O PL que tramita na Câmara dos Deputados também prevê o livre acesso de profissionais que acompanham seus clientes às academias. Siga na leitura para saber mais sobre o assunto.

Lei obriga a presença de fisioterapeutas nas academias 

O projeto de lei tem como autora a deputada licenciada Rosângela Gomes (Republicanos-RJ) que atualmente ocupa o cargo de secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do estado do Rio de Janeiro. De acordo com a deputada, o intuito da medida seria o de assegurar ainda mais a saúde das pessoas dentro das academias.

“O projeto pretende apenas assegurar que fisioterapeutas possam oferecer atendimento direcionado e voltado para pessoas com doença ou deficiência físico-funcional, além de permitir que este profissional atue na assistência preventiva e de promoção de saúde”, afirma Rosângela Gomes.

Além das academias, os estabelecimentos similares também devem ser enquadrados pela nova lei. A presença do fisioterapeuta nos espaços será uma maneira de dar suporte aos alunos que possuam deficiência físico-funcional ou doenças pulmonares, cardiovasculares, metabólicas ou musculoesqueléticas.

“Algumas academias passaram a impedir ou a até mesmo impor ônus indevido ao profissional que, não fazendo parte do seu quadro regular, deseja acompanhar seus alunos regularmente matriculados para orientação de treinos”, explica a deputada.

Serviço poderá se tornar mais caro

O texto que tramita na Câmara dos Deputados e exige a contratação do profissional de fisioterapia nas academias pode tornar o serviço mais caro. Isso porque, além do personal trainer, o aluno estará sendo acompanhado por mais um especialista.

O fator pode ainda promover a resistência dos estabelecimentos para com a legislação. Ainda não se sabe maiores detalhes quanto ao texto, se o serviço funcionará como um adicional, pago por fora, ou se deve ser disponibilizado para todos os alunos das academias. Tais informações deverão impactar em como os valores serão aplicados nas mensalidades.

*Contém informações da Agência Câmara de Notícias.

Imagem: Shutterstock/ Reprodução