Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova moeda digital vai substituir o real? Entenda como ela vai funcionar

Nos últimos meses, ouvimos falar sobre uma nova moeda digital. Contudo, será que ela vai realmente substituir o real? Saiba mais detalhes!

Nos últimos meses ouvimos falar sobre uma nova moeda digital, contudo, será que ela vai realmente substituir o real? Entenda conosco como a novidade deve funcionar e mais informações acerca dessa mudança.

O Banco Central do Brasil anunciou, na segunda-feira (7), a implementação do Drex, uma moeda digital oficial do país. Ela está em fase de testes desde março e se espera que as primeiras operações simuladas ocorram em setembro.

Essa nova moeda digital tem como objetivo ampliar as possibilidades de negócios, estimular a inclusão financeira e proporcionar um ambiente seguro com mínimas chances de fraude. O Drex funcionará como uma versão digital do real, usando a tecnologia blockchain, similar àquela usada em criptomoedas.

Saiba mais detalhes sobre o Drex, o real digital

O Drex será utilizado principalmente para serviços financeiros de atacado, funcionando de forma semelhante ao Pix. Os consumidores precisarão converter reais em Drex para enviar dinheiro e realizar o processo inverso para receber. O valor do Drex será sempre equivalente a 1 real, ou seja, 1 Drex = R$ 1.

Dessa maneira, espera-se que a nova moeda digital tenha a variação diretamente atrelada à movimentação da cotação do real. Diferentemente das criptomoedas que conhecemos, que não possuem ligação com nenhum tipo de banco central.

Quais serão os serviços possíveis de realizar com essa moeda?

Os serviços possíveis com o Drex incluem transferências, pagamentos e até mesmo a compra de títulos públicos. As entidades autorizadas pelo Banco Central poderão desenvolver ainda mais possibilidades, incluindo o pagamento instantâneo de parcelas de contratos, como no caso de imóveis ou veículos.

A previsão é que os consumidores possam ter acesso ao Drex no final de 2024 ou início de 2025. O processo de conversão envolverá o cliente depositando uma quantia em reais em uma carteira virtual, que realizará a conversão para Drex. Portanto, o Drex é uma iniciativa importante do Banco Central para modernizar e digitalizar os serviços financeiros no país.

Imagem: eamesBot / Shutterstock.com