Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova portaria muda regulamento de trabalho de comércio nos feriados; veja detalhes

Fique atualizado sobre as mudanças na regulamentação de trabalho do comércio nos feriados. Detalhes importantes que impactam o comércio.

A liberação do trabalho do comércio durante os feriados foi autorizada para mais de 200 setores. A maioria desses setores são essenciais para a economia e para o atendimento à população, como farmácias e postos de gasolina. A notícia veio por intermédio do Ministro Luiz Marinho, que ainda afirmou que a lista definitiva dos setores beneficiados ainda está em fase de definição.

Além disso, contudo, de acordo com o Ministro, a necessidade de convenção coletiva continuará valendo principalmente para os setores de comércio de produtos. Ademais, por outro lado, setores de comércio e hospedagem, como restaurantes, bares e hotéis terão a liberdade de funcionar todos os sete dias da semana.

Convenção coletiva para o comércio de produtos

Julimar Roberto, presidente da Contracs (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços), afirmou que há alguns tipos de trabalhos que precisam operar devido ao atendimento à população, citando como exemplo uma atividade que pode salvar a vida de uma pessoa. Ele considera essa necessidade como primordial.

Veja também:

Bolsa Família: governo divulga lista de novos contemplados com o benefício; confira

Frente de loja de roupas, com arara de peças de R$ 12,99 na calçada feriados
Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil 

Em novembro, uma portaria que abordava essa questão havia sido publicada. O Governo determinou, através deste documento, que todos os setores necessitariam de convenções coletivas para que pudessem operar durante os feriados. No entanto, após apenas uma semana, o texto da portaria foi revogado.

A reedição da Portaria de trabalho nos feriados

Ademais, o motivo para a revogação foi a ameaça, por parte da Câmara dos Deputados, de aprovar um decreto legislativo que cancelaria a portaria. Agora, com a reedição, mais de 200 setores e comércio poderão funcionar durante os feriados, proporcionando mais flexibilidade e adaptabilidade para as atividades econômicas.

A medida pode trazer impactos significativos não apenas no aspecto econômico, mas também social, principalmente em contexto de crise, permitindo que setores essenciais mantenham-se em funcionamento e que os trabalhadores desses setores tenham mais alternativas de dias e horários de trabalho.

Imagem: Kleber Cordeiro / Shutterstock.com