Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova queda na Taxa Selic pode ser divulgada ainda hoje (1)

Uma nova reunião do Copom marcada para hoje (1º) pode definir uma nova queda na Taxa Selic. Saiba mais informações!

Uma reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), nesta quarta-feira (1), pode definir uma nova queda na Taxa Selic. A expectativa dos especialistas, portanto, é de que o corte não passe de 0,5 ponto percentual.

Assim, a inflação sob controle não deve afetar a possibilidade da queda ser maior ou menor do que o esperado. Saiba mais informações a respeito dessa reunião do Banco Central na sequência.

Nova queda na Taxa Selic deve ser de 0,5 ponto percentual

Dois cubos de madeira com símbolo de percentual de setas em vermelho e verde, simbolizando as taxas de juro
Imagem: Jo Panuwat D / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

De acordo com economistas consultados pela CNN, o atual cenário da economia não deve mudar as perspectivas para o corte na taxa básica de juros. Dessa forma, a queda da Selic deve resultar em 12,25%, já que, atualmente, ela está em 12,75%.

A última reunião do Copom sobre o tema foi no dia 20 de setembro. Sendo assim, o corte de 0,5 ponto percentual foi adotado pelo Comitê nos últimos dois encontros. Segundo Volnei Eyng, economista e CEO da Multiplike, a Selic deve chegar a 11,75% até o final de 2023 ─ para ele, o Banco Central tem se mostrado rígido e assertivo no trato dos juros brasileiros para controle da inflação.

Veja também:

Como será o atendimento do INSS no Dia de Finados?

Dados sobre a inflação

A medição da inflação, mencionada por Eyng, se dá a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a variação de preços no país. Até o fim do ano, o IPCA pode estar em 4,63%, segundo o relatório semanal do Boletim Focus, com projeções de analistas e economistas do mercado. Na última semana, por exemplo, essa projeção foi de 4,65%, e há 4 semanas, ela foi de 4,86%.

Por fim, segundo Caio Megale, economista-chefe da XP Investimentos, os índices de inflação tiveram boas aberturas desde a última reunião do Copom, que definiu a nova queda da Selic. No entanto, a atividade econômica apresentou sinais de enfraquecimento nesse período.

Imagem: Jo Panuwat D / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital