Nova regra do INSS trata sobre o acúmulo de benefícios
Atualmente, os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são pagos a mais de 30 milhões de cidadãos brasileiros.
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Mensalmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza pagamentos referentes à aposentadorias, pensões e auxílios a mais de 30 milhões de brasileiros, sendo que a maior parte recebe um salário mínimo (atualmente em R$ 1.212). Agora, uma nova regra do instituto trata sobre o acúmulo de um desses benefícios concedidos para tantas pessoas.
No mês passado, o INSS divulgou uma portaria criando uma nova regra para os segurados da aposentadoria por incapacidade permanente, anteriormente chamada de aposentadoria por invalidez. Desde o dia 12 de agosto, o beneficiário deve informar se recebe ou não outro benefício previdenciário.
Acúmulo de benefícios do INSS: documento deve ser entregue após a concessão
Os beneficiários devem ficar atentos, pois o documento precisa ser encaminhado para o instituto em até 60 dias após a aposentadoria ser concedida. Para isso, os segurados podem optar pelo envio através do site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS), ou número 135, que funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h.
O benefício em questão pode ser pago pelo próprio INSS ou ter sido emitido em outro regime de Previdência. Antes, a exigência era de que a autodeclaração fosse apresentada durante o processo de análise da aposentadoria por incapacidade. Agora, o documento deve ser entregue após a concessão.
Saiba como encaminhar a autodeclaração para o INSS
A autodeclaração pode ser encaminhada pelo site ou aplicativo Meu INSS. Para realizar o procedimento, o segurado deve realizar o login com CPF e senha, e depois ir na opção “Informar sobre Recebimento de Benefício em Outro Regime de Previdência”.
Também é possível encaminhar o documento por meio do número 135, que, conforme já dito, funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h. Na ligação, o cidadão deve passar alguns dados cadastrais e seguir as instruções do atendente.
Caso a autodeclaração não seja encaminhada dentro do prazo (de 60 dias) estabelecido pelo INSS, a pessoa terá sua aposentadoria por incapacidade suspensa automaticamente. Após 6 meses de suspensão, o benefício poderá ser cortado permanentemente.
É permitido receber simultaneamente dois benefícios do INSS
Segundo as novas regras estabelecidas pela reforma previdenciária, é possível receber dois benefícios simultaneamente. No entanto, existem normas para isso e o valor concedido no segundo pagamento agora é limitado, e não integral como ocorria até 2019.
O valor mais vantajoso, conforme diz a regra, é mantido integralmente e o menos vantajoso recebe a redução. Essa diminuição, sofrida pelo benefício menos vantajoso, varia entre 10% e 60% e não atinge quantias iguais ao salário mínimo.
Cabe ressaltar que, segundo o advogado previdêncio Rômulo Saraiva, a nova regra do INSS que trata sobre o acúmulo de benefícios tem validade apenas para aposentadorias concedidas após a portaria ter sido publicada.
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Imagem: Joa Souza / shutterstock.com